Já andei de bicicleta de montanha em muitos caminhos de terra por esses montes fora e nunca apanhei um caminho onde conseguissem passar carros que não se passasse de bicicleta.
A dificuldade será sempre travar caso ganhes velocidade, mas se fores devagar é completamente tranquilo.
Pois eu já lá tinha descido antes de carro e jurei para nunca mais! Não deve haver rua pior em Lisboa e arredores para um carro e eu não tinha necessidade nenhuma de passar lá!
Se eu já tivesse ideia antes de como o sítio era, nunca lá me tinha posto a descer de carro!
É para isso que servem pneus cardados…
Servem para ganhar tração em piso que é mole e que se deforma à passagem dos veículos. Não me parece que seja o caso de empedrado…
Quem estiver habituado a fazer BTT até faz essa descida a 60 km/h. É perigoso? É! Mas faz-se! Não se pode parar a meio e deve ter-se a certeza de não ter obstáculos pela frente (difícil). Outra maneira mais simples é aplicar os travões de disco levemente durante toda a descida, equilibrando o de trás com o da frente, e não deixar ganhar velocidade! Agora, a título de curiosidade: como é a viagem de regresso?
É mais elaborado do que isso, a presença de tacos no pneu com uma pressão adequada garante a aderência em pavimentos de pedra. Não será um slick que te vai dar aderência em empedrados!
Isto enquadra-se na interligação entre povoações no espaço rural. O facto de se situar na serra do montejunto não faz disso ciclismo desportivo, vivem pessoas nessas localidades"
Um dia que queiras mudar de pneus, podes experimentar colocar um maior à frente e outro menor atrás. Eu uso roda 700 e estou a usar 700x35C à frente e um 700x32C atrás.
Se usas roda 26 pode ser um 1.95 atrás e um 2.25 á frente. Isto vai ajudar a colocar mais peso sobre a roda traseira e dá mais “almofada” na roda da frente. Ou seja, tens mais margem de erro na força de travagem sobre a roda da frente.
Seria melhor mudares para um pneu de montanha atras porque dao mais tracçao. Em montanha tambem existem rochas lisas, especialmente junto aos ribeiros. Tenta procurar uma boa marca de pneus com tacos profundos.
A Maxxis tem pneus com muito boa aderencia, experimentei uns M-Thread para roda 20" e fiquei surpreendido com a aderencia deles.
O meu andar de bicicleta ultimamente tem sido quase todo em pavimento, não sei se faz sentido voltar a mudar a roda de trás para montanha! Mas reconheço que quando há um furo, o pneu de montanha é muito mais prático e fácil de mudar a câmara de ar!