Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Pessoalmente não tenho o costume de comentar pessoas ou políticas que aparecem á porta de eleições quando o resto do ano não existem.
Fazer campanha com acções dos outros é fácil para esconder o vazio…
Quanto a Sr Roubado foram buscar algo para mandar indirectas sem dizer nada :thinking:… Mais do que o candidato é o staff que o rodeia .
Estão realmente á espera de conquistar o eleitorado com chupas???.. Mais vale entregar já a eleição aos adversários para despachar a cena.

Bem podiam realçar a beleza arquitectónica da ponte da calçada da Carriche que tanta utilidade tem para ficar no meio do nada…
Se for para fazer a bosta de ciclovias que tenho visto ultimamente deixem-se lá estar quietos e gastem as verbas em coisas úteis aos contribuintes deste municipio.

Eu acho que a mobilidade neste concelho ainda não chegou à bicicleta.
Ainda vamos no básico dos básicos: passeios para os peões.
Então agora que estamos na fase do alcatroamento pré eleitoral ver os poucos passeios basicamente abandonados e/ou com carros em cima e as estradas a ser alcatroadas…enfim.

Respondendo à tua dúvida, que também é a minha penso que o melhor será questionar diretamente o sr. candidato ou ver o seu programa.
Certamente por incapacidade minha, o programa não encontrei mas o contacto será este: [email protected], isto além da página do FB.

Continuando a pesquisa vejo que o PS (atual CMO) tem um site dedicado às autárquicas pedindo contributos e ideias: www.continuarodivelas.pt

4 Curtiram

Na semana passada fui a Benfica utilizando a Rua Pedro Alvares Cabral que passa por cima do ic17 (junto Escola Agrícola Dom Dinis) e tem uma via segregada em grande parte do percurso até à Pontinha.

É um bom exemplo do completo abandono e desmazelo deste concelho pela mobilidade suave. Seguindo da Paiã para entrar na dita tem mato parece uma floresta. Apesar do separador em betão mantêm o rail do outro lado, tornando a entrada exígua e afunilada. Além de que ainda mantém os rails todos empenados de acidentes anteriores de quando tinha 2 faixas…Enfim fazer uma intervenção e deixar as coisas assim nem sei bem o que pensar.

Como nem tudo é mau e o pessoal fica contente com pouco, felizmente colocaram separadores em cimento, porque com a velocidade que os carros passam sempre dá um ligeiro conforto. Dizer ainda que já houve pelo menos um acidente que moveu 2 blocos de cimento deixando um espaço mínimo para passar entre os blocos e o rail do outro lado.

2 Curtiram

Triste, muito triste, para estes denominados “politicos”, face ao que está acontecer no planeta sobre as mudanças do clima, as propostas para resolver os problema de mobilidade são apenas estes:

https://www.facebook.com/groups/Odivelas2021/permalink/872158703401151/

E ontem o atual Presidente da CMO e candidato PS fez uma arruada ao final da tarde por Caneças. Lá passou a comitiva junto ao parque infantil (perto do Coreto e da Igrela, para quem conhece) onde estava com os meus putos, mas muito provavelmente devido ao meu outfit não fui seleccionado para o cumprimento da praxe. No entanto como estava a ensaiar o que lhe ia dizer e para não dar o tempo totalmente por perdido, partilho aqui o que pretendia dizer:
“Boa tarde e obrigado eplo seu trabalho, mas…
mobilidade: Os senhores inauguraram um parque de estacionamento aqui ao lado que cortou metade do espaço exterior à pré-primária e que custou 100.000€ mas já reparou que os carros no exterior deste parque continuam estacionados em cima do passeio?
Gostava que o Sr. fosse daqui até ao mercado municipal de Caneças a pé (300m) e veja como estão os passeios e as passadeiras. Em alternativa pode seguir daqui em direção à escola secundária (800m). Já nem digo para fazer os percursos a empurrar um carrinho de bebé ou uma cadeira de rodas com um idoso…
educação: será que este meu filho para o ano terá vaga na pré aqui de Caneças? É que a manter na creche custa 300€/mês no mínimo
Obrigado e boa campanha”

2 Curtiram

Em virtude de terem efectuado obras na Rua de Angola, do Olival Basto e de terem construído a ponte de madeira sobre a Calçada de Carriche, a informação presente em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #3 por Sergio_Loureiro ficou desactualizada e aqui vai a informação completa com as devidas correcções.

Temos de exigir melhor acesso pedonal e ciclístico de Lisboa para lá, porque as alternativas ciclísticas são as seguintes:

  1. No cruzamento entre a Estrada do Desvio e a Rua José Pinto Correia https://www.google.com/maps/@38.7811323,-9.1629768,3a,15.5y,341.35h,85.56t/data=!3m6!1e1!3m4!1sf2xfMydD7maBoNxEMp38rQ!2e0!7i16384!8i8192

, vira-se à esquerda para a última. No fim da fila de estacionamento https://www.google.com/maps/@38.7808172,-9.1634999,3a,48.2y,218.45h,84.76t/data=!3m6!1e1!3m4!1scEvMrZNZP6EEYxg30wHaNg!2e0!7i16384!8i8192

, vira-se à direita para entrar num passeio, que é uma ladeira inclinada e em mau estado https://www.google.com/maps/@38.780655,-9.1635916,3a,75y,331.3h,68.04t/data=!3m6!1e1!3m4!1s32tm2QM1arfB8uksgqQTIQ!2e0!7i16384!8i8192

Depois passa-se por cima da nova ponte de madeira ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche, e no fim tem um Cotovelo de 180 graus, perigoso.

conforme descrito com mais detalhe em Odivelas Cidade Europeia do Desporto - #77 por Sergio_Loureiro

Ao chegar à intersecção com o passeio é necessário saír logo pelo passadiço https://www.google.com/maps/@38.781009,-9.164359,3a,15y,200.47h,89.67t/data=!3m6!1e1!3m4!1svdqrNmMzeXA_g99u9Q-evg!2e0!7i16384!8i8192

e não seguir à esquerda pela ciclovia, dado que a mesma NÃO TEM SAÍDA e indo por esse caminho, no fim é preciso pegar na bicicleta à mão, pois está separada do passeio por mato e um rego bem fundo (não se consegue ver bem na foto). https://www.google.com/maps/@38.7816199,-9.1645582,3a,15.3y,231.55h,85.25t/data=!3m6!1e1!3m4!1syLPcP8B24zLrVq7uEl6Krw!2e0!7i16384!8i8192

Depois será seguir descer pelo passeio e fazer-se o mesmo que no 2. ponto.


No fim da estrada do Desvio:

  1. Seguir pela Calçada de Carriche e depois das bombas saír à direita e correr RISCO DE MORTE, com carros acelerados atrás, no ramal que vai para a Póvoa / Olival Basto! — https://forum.mubi.pt/t/pedido-241-lisboa-recomendacao-de-rota-odivelas-marques-de-pombal/3693/35 com as subopções:

    a. Seguir na faixa esquerda da saída em direcção à Póvoa, fazer aquela distância enorme até chegar ao “caracol” — https://www.google.com/maps/dir/38.7853736,-9.1684474/38.7930512,-9.1679791/@38.7892772,-9.1676988,17z/data=!4m2!4m1!3e0


b. Seguir na faixa direita em direcção ao Olival Basto https://www.google.com/maps/dir/38.7853736,-9.1684474/38.7909809,-9.1674134/@38.78865,-9.167849,17z/data=!4m2!4m1!3e0

o percurso a fazer:

  • vai-se para a esquerda no fim da saída (SETA AZUL)
  • sobe-se um pequeno e curto passeio perfeitamente fazível até com uma bicicleta de estrada (SETA VERMELHA)
  • e atravessa-se a passadeira (SETA VERDE)

Explicação mais completa em: Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #46 por Sergio_Loureiro

  1. Esperar tempo infinito para atravessar uma passadeira, que tem uns semáforos HOMICIDAS dos quais eu já mais do que uma vez reportei o seu não funcionamento — https://forum.mubi.pt/t/botao-de-semaforo-na-calcada-de-carriche-nao-activa-o-verde-para-peoes com as sub-opções para chegar à rotunda do Senhor Roubado:

    a. Seguir ilegalmente em contra-mão pela faixa do Bus
    b. Descer ilegalmante pelo passeio. Depois de chegado à Rotunda do Senhor Roubado existem as opções:

    x. Seguir na direcção do Olival Basto até ter que fazer o mesmo que no ponto 1.c.
    y. Subir numa estrada altamente perigosa para bicicletas em direcção a Odivelas

De notar que eu já experimentei todas as alternativas aqui apresentadas e não houve nenhuma que eu não achasse altamente suicida!

Existe uma opção ainda mais impraticável:

  1. Pela Quinta da Serra — https://forum.mubi.pt/t/descer-descida-ingreme — que eu já tentei, mas tem uma descida com uma inclinação brutal e até pago um jantar ao primeiro corajoso maluco que a desça montado na bicicleta: Descer descida íngreme - #11 por Sergio_Loureiro

Quem fez da Radial de Odivelas uma Via rápida devia ser preso! Uma “auto-estrada” que não tem trânsito, só tem 4 Km, divide completamente Odivelas de Norte a Sul e complica escusadamente os nós de intersecção! — https://forum.mubi.pt/t/radial-de-odivelas

Tenho andado a importunar algumas entidades com força política ou responsabilidades sobre o assunto: https://forum.mubi.pt/t/odivelas-cidade-europeia-do-desporto e as mensagens que deixei na página Odivelas - Primeira Massa Crítica mas estou com a ideia que ninguém quer saber!

Já agora, o que acho de andar de bicicleta em Odivelas: Bicycle Friendly Index - #30 por Sergio_Loureiro

1 Curtiu

Olá @Sergio_Loureiro
Já fiz várias passagens pela ponte para tentar encontrar o melhor seguimento e tu já documentas - te com fotos, parabéns, e o melhor caminho que faço é sem utilizar a ponte, cruzando os semáforos e subindo uns degraus como demonstra no ficheiro anexado, em direcção ao mercado do Lumiar e apanhar a ciclovia ate campo grande.
Abraço e até novo tópico.

2 Curtiram

:+1:

“Através do Fundo Ambiental, a empresa de mobilidade de Lisboa dará continuidade ao projecto de ciclovias intermunicipais, em conjunto com os concelhos vizinhos de Oeiras, Odivelas e Loures. Por isso, os projectos da Avenida da Índia e da Avenida das Descobertas deverão avançar, pois servirão para ligar Lisboa a Oeiras pela rotunda de Algés; a ligação a Odivelas, fará a ciclovia na Calçada de Carriche acontecer.”

O texto a negrito fui eu.

Mas olhando para o mapa ainda está só em fase de projecto. :frowning_face:

@pauloj_rosa @Jose_Quinteiro @Nankov @Nuno @fredericovalles e demais pessoas de Odivelas. E de Loures talvez também.

2 Curtiram

Boa notícia. :+1:

Hoje fui lá e encontrei a Estrada dos Cucos com os obras ainda não prontas, mas já pavimentada.
Falei com um vizinho hoje e ele disse-me que o projecto original era para terem construído uma estrada onde está a cor-de-laranja tracejado em

mas que havia lá gasodutos e como não sabiam a que profundidade estavam, decidiram não fazer.
E que já está pavimentado desde a 1. semana de Janeiro.
E que antes de ser pavimentado, no Verão, um carro dos bombeiros ia a caminho de acudir a um incêndio e ficou lá enterrado. :frowning_face:

Podiam em vez de terem feito a tal estrada nova, aproveitado e ter asfaltado também no gargalo estreito entre as casas ao cimo da rampa que apesar de pavimentado está em mau estado, mas não o fizeram. :frowning_face:

Apesar de ser uma rampa bem inclinada — penso que no ponto onde ela é maior será de 16% — não existem alternativas melhores por perto. Será uma opção a considerar, sobretudo a descer, por exemplo para quem venha da Expo, Camarate ou Sacavém.

PS: Fica em https://www.google.com/maps/place/Largo+do+Cucos,+Olival+Basto/@38.7961692,-9.1549965,309m/data=!3m1!1e3!4m9!1m2!2m1!1sEstrada+dos+Cucos!3m5!1s0xd192d7dfd7b2dc7:0xefec9755225b41fe!8m2!3d38.7961322!4d-9.1511242!15sChFFc3RyYWRhIGRvcyBDdWNvc5IBBXJvdXRl

PS 2: De noite é preciso levar luzes frontais decentes, sobretudo a descer. Não tem iluminação pública. E ao longo do lado Norte há um precipício sem qualquer protecção, o que ainda justifica mais a necssidade da luz. Não sei se as ausências de luz pública e protecção são temporárias ou permanentes.

1 Curtiu

Olá Sérgio
Aqui é o lugar ideal e aproveitando o teu post para debater o tema e fazermos uma reunião para breve seja online ou presencial, que prefiro, com as ideias e ferramentas da MUBI no intuito de sensibilizar as autarquias de seguir o plano das vias ciclaveis e qual as perspetivas destas.

@Nankov também como habitante de Odivelas.

3 Curtiram

Próxima 2. feira dá-te jeito? Sugere uma hora.

Não sei precisar se dia 2 ou 3 de Fevereiro a N250 que cruza o centro de Caneças foi alcatroada precisamente no centro da localidade. A intervenção limitou-se a colocar alcatrão. Passeios requalificados ou qualquer coisa que não fosse para o DEUS automóvel ficou, naturalmente, esquecido.
Hoje - dia 15 - continua sem uma passadeira pintada que permita atravessar em todo o centro da vila.
Isto num local onde diariamente andam centenas de crianças/estudantes.
Quando um simples passeio que permita caminhar em segurança não existe nem se prevê que venha a existir, como é que podemos pensar em ciclovias e afins?

3 Curtiram

Na Amadora, penso que estão a fazer mais uma ciclovia, deve dar seguimento há que fizeram junto ao lidl e pingo doce.
Não tarda deverei ter ciclovia grande parte do caminho até Alfragide mas só a começar na Amadora porque Odivelas continua a zero e parece que assim se vai manter.

2 Curtiram

A Estrada dos Cucos além de já ter sido pavimentada, agora também já tem marcações e sinais:

Que tracejado no chão, antes do triângulo, é esse?
Parece uma linha de comboio

Parecem ser bandas sonoras para reduzir a velocidade do trânsito automóvel.

1 Curtiu

Isto é simplesmente a dizer onde acaba a estrada sem prioridade. A rua acaba ali mesmo, embocando numa curva duma rua “mais principal”.

Ontem à noite, apercebi-me que, finalmente, depois de obras muito procrastinadas, a Av. Guilherme Gomes Fernandes está pedalável.

Já deve estar pronta ou quase no segmento que vai da rotunda das Finanças à Câmara, e aí o piso está excelente.

Mas aquela parte mais a Oeste encostada às instalações originais da biblioteca, dá para pedalar, mas ali ainda deve faltar um bocado para as obras. Há bocados ali onde ainda se tem de pedalar em terra.

Side note: Nunca vi o centro de Odivelas tão vazio. Talvez nem na pandemia…

Apesar de estar em “actualização”, para mim é mais uma prova que não há qualquer intenção em se investir em estruturas para circular de bicicleta em Odivelas.

Todos os dias faço 35 / 40 kms e vejo cada mais ciclistas a circular. A maior diferença entre a Amadora e Odivelas, é que a maior parte dos ciclistas em Odivelas circula em cima dos passeios e até os compreendo.
Ainda à dias quase presenciei um acidente com um ciclista, uma ultrapassagem mal calculada de um condutor (carro), que acabou num toque e queda do ciclista, felizmente não fugiu e prestou assistência necessária.

A pior zona é mesmo nas colinas do cruzeiro, até mascara de poluição tenho de usar. A partir das 18h/18h30, é uma transito infernal, carros estacionados no passeio, 2 fila, 3 fila, autocarros a deitar uma fumarada, ultrapassagens em passadeiras e com peões, tudo com pressa até quando estão parados, etc etc etc.
Na reta do lidl, aldi, continente, mesmo com semáforos, rotundas e passadeiras, é uma autêntica autoestrada e por isso “fujo” pela zona de baixo, junto à arroja.

Na arroja, passo ao pé da câmara municipal e vejo o investimento de milhares de € que a câmara fez na “mobilidade”, isto é, os toyotas yaris híbridos para seu usufruto. Já pensei em tirar uma foto todos os dias e depois analisar se sairam do estacionamento nesse dia ou não.

É triste, muito triste e a juntar a esta tristeza é nunca ter recebido um telefonema da equipa da câmara de odivelas encarregue pelo passeio até Lisboa em Setembro do ano passado.
Parece mesmo que só se faz algo ou se começa a fazer algo, se houver muitos pedidos, telefonemas, emails dos cidadãos.
Quantos mais forem, mais prioridade terá, até ser suficiente para ser analisado pelos responsáveis desta câmara, caso contrário é o que se vê hoje, 0 (zero) condições para circular de bicicleta em segurança no concelho de Odivelas.

1 Curtiu

Como eu te compreendo…Ainda por cima nas Colinas, supostamente um bairro novo e com todas as condições para fazer as coisas bem feitas. Ao longo dos anos o que se tem visto é os carros a ganhar espaço em cima dos passeios e afins e tudo o que seja alternativa é 0.
Em Caneças, que é onde vivo, para mim é desolador ver as pessoas a pé sem passeios ou quando os há com 30 cm e a encostarem-se para os senhores automobilistas passarem…
Alcatroaram a estrada para as eleições mas passadeiras sobreelevadas nem devem saber o que é ainda. Nem em frente a uma creche que tem passadeira foi possível colocar uma.
Com a feira recentemente o largo da igreja esteve com a rua cortada e sem estacionamento. Ainda tive alguma esperança que no fim ao menos o estacionamento em cima do passeio terminasse (ainda para mais havendo um parque que custou 100mil € e roubou metade do espaço exterior à escola) mas não…
Junto há BP houve há uns tempos um acidente que destruiu o semáforo e empenou o corrimão que “protege” os peões, lá ficou o ferro todo torcido a cortar a passagem no passeio durante semanas…

Enfim…lisboa mesmo com todos os seus problemas, parece um planeta diferente de Odivelas…lamentável.

1 Curtiu