Não sei se estou no lugar indicado para perguntar, mas aqui vai.
Tentei ir do trabalho para casa de bicicleta e fui a uma página de cálculo de rotas, que me indicou seguir por https://goo.gl/maps/XLEVr5jaRuJ2 que é uma descida íngreme no Bairro da Cassapia da Quinta da Serra, na Rua 20 de Abril do Olival Basto, que até tem um sinal de descida com inclinação de 22%! Acresce ainda que embora seja uma estrada estreita, para passar um carro por outro, a circulação é nos dois sentidos e feita em calçada de paralelo!
Pois até ao saír da bicicleta, quase me via a andar aos tombos, de tal declive que aquela rampa tem! E trouxe-a à mão!
Além do mais a terminação no fundo cruza com outra rua apertada com paredes por baixo, onde foi preciso fazer uma curva (com a bicicleta à mão) muito apertada para virar à esquerda!
É demasiado estúpido tentar fazer o trajecto em cima da bicicleta ou têm alguma dicas de como descê-lo em segurança?
Desconheço esse trajecto mas o que faço numa descida desse género é colocar o corpo para trás (o rabo em vez de estar no banco, vai mais para trás para fazer contrapeso - acho que é assim que se diz) e vais travando.
Entra com calma na descida. Coloca o corpo mais para trás como disse o Cláudio (mas também não será preciso grande acrobacia), e usa os dois travões. Há malta que, por medo de dar uma cambalhota nessas descidas, só usa o travão de trás. Nunca faças isso! É meio caminho andado para não conseguires controlar a velocidade…
Já andei de bicicleta de montanha em muitos caminhos de terra por esses montes fora e nunca apanhei um caminho onde conseguissem passar carros que não se passasse de bicicleta.
A dificuldade será sempre travar caso ganhes velocidade, mas se fores devagar é completamente tranquilo.
Pois eu já lá tinha descido antes de carro e jurei para nunca mais! Não deve haver rua pior em Lisboa e arredores para um carro e eu não tinha necessidade nenhuma de passar lá!
Se eu já tivesse ideia antes de como o sítio era, nunca lá me tinha posto a descer de carro!
É para isso que servem pneus cardados…
Servem para ganhar tração em piso que é mole e que se deforma à passagem dos veículos. Não me parece que seja o caso de empedrado…
Quem estiver habituado a fazer BTT até faz essa descida a 60 km/h. É perigoso? É! Mas faz-se! Não se pode parar a meio e deve ter-se a certeza de não ter obstáculos pela frente (difícil). Outra maneira mais simples é aplicar os travões de disco levemente durante toda a descida, equilibrando o de trás com o da frente, e não deixar ganhar velocidade! Agora, a título de curiosidade: como é a viagem de regresso?
É mais elaborado do que isso, a presença de tacos no pneu com uma pressão adequada garante a aderência em pavimentos de pedra. Não será um slick que te vai dar aderência em empedrados!