Plano de mobilidade urbana em Viseu

Não encontrei nada aqui no fórum sobre o “novo” plano de criação de ciclovias urbanas em Viseu e gostava de saber as opiniões do pessoal daqui.

A cidade de Viseu, apesar de ser uma atração para ciclistas em todo o país devido à ecopista do Dão, não tem neste momento nenhuma ciclovia urbana. Andar de bicicleta em Viseu, aliás, é como ter um desejo de morte - desde as estradas demasiado largas que convidam os motoristas a acelerar mais do que deviam até aos estacionamentos em 2ª fila em todo o lado. Ver a bicicleta como meio de transporte é uma ideia extraterrestre para as pessoas de cá.

Este novo plano pretende criar uma rede de ciclovias de 66km, primeiro na cidade e depois estendendo-se aos subúrbios. As obras para a 1ª fase do projeto, que dizem respeito à zona central da cidade, começaram finalmente há algumas semanas atrás depois de anos de atraso. Podem ver mais informações aqui:
https://www.cm-viseu.pt/index.php/using-joomla/extensions/components/content-component/article-categories/2993-muv-bike

Quanto a mim, que sou de cá, sinto-me um pouco dividido. Por um lado é sempre muito bom ver progressos no que toca à mobilidade urbana e planeamento sustentável, por outro lado vejo coisas nesse plano que não me parecem fazer sentido nenhum: para já, as “pistas comuns”, partilhadas entre carros e bicicletas, que são as mesmas estradas de sempre mas com imagens de bicicletas pintadas no alcatrão. Ou seja, não muda nada e mais de 1/3 do plano da 1ª fase diz respeito a este tipo de vias.

Depois, a maior parte da rede nesta 1ª fase (2,5km) é constituída por vias partilhadas entre peões e bicicletas! Como é que isto é boa ideia, no centro de uma cidade?? Tenho algum receio que isto só contribua para um sentimento anti-bicicletas devido à confusão que vai gerar em algumas vias com mais tráfego de peões. Dá-me a impressão que quem aprovou isto pensa em andar de bicicleta como uma atividade recreativa, de lazer, e não como método de transporte, e que se podem aplicar os mesmos métodos da Ecopista do Dão, uma pista claramente recreativa e rural, num contexto urbano.

Na 2ª fase também tenho algumas reticências visto haver planos para ciclovia num troço com uma inclinação brutal, mas para já ainda não há muitas informações sobre isso. As ligações até aos concelhos suburbanos parece ser a parte mais fácil e exequível do plano, mas se as fases iniciais forem mal feitas duvido que cheguemos lá…

6 Curtiram

Bem-vindo Alexandre :slight_smile: obrigado pelo teu input!

Também fiquei curioso quando vi o que estavam a pensar fazer em Viseu.
A mim parece-me que é o mesmo de sempre infelizmente, pessoal a falar de bicicletas que não sabe o que é andar de bicicleta. Existem os típicos erros, i.e. falar de vias partilhadas com automóveis sem acalmia de tráfego, colocar bicicletas em passeios (que só pode dar asneira), não se falar sequer de intersecções…

As partes com inclinação não são preocupantes se for absolutamente inevitável usá-las, até porque tens bicicletas eléctricas. Um bom exemplo é a Av. Infante Santo de Lisboa, faria todo o sentido colocar ciclovia porque não tens outro caminho. No entanto, a forma inteligente de fazer a coisa é criar um caminho mais longo mas com uma pendente mais baixa.

Ainda assim, por que decidiste trazer o assunto para este fórum?

2 Curtiram

@anon33656187, existem alguns tópicos que falam em Viseu, mas tens de ser associado da mubi para os conseguir ver. Já és associado? Inscreve-te…
https://mubi.pt/junte-se-a-nos/faca-se-socio/

Não há muitos tópicos mas tens estes :

https://forum.mubi.pt/t/muv-bike-viseu/5028

https://forum.mubi.pt/t/transportes-publicos-em-viseu/7173

1 Curtiu

@antoniopedro

Eu vou a Viseu de vez em quando. Vi uma ciclo-passadeira junto ao terminal de autocarros e à Feira de São Mateus, não se percebia ainda como ia continuar a obra que entretanto já começou:

https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/viseu/comerciantes-incomodados-com-obras-da-ciclovia-na-avenida-antonio-jose-de

E um pouco ao lado: aqui parece que irão retirar o estacionamento

:

1 Curtiu

Ola Alexandre,
Enviamos um email a confirmar a tua inscrição como associado. Nesse email encontras um link para te inscreveres como associado no forum.

Mas neste caso eu coloco-te já como associado e tens acesso as restantes categorias
Confirma depois se já as consegues aceder (alem do cafe central)

4 Curtiram

O que está a acontecer em Viseu?

Quem pode partilhar fotos desta ciclovia que dizem estar concluída?

“Parece que és de Orgens.” - private de Viseu :slight_smile:

Infelizmente é mais do mesmo…
Ainda assim pode ser que comece a atrair utilizadores, apesar do acumular de erros parece utilizável.

2 Curtiram

Está aqui a imagem, em ponto maior:

Fonte:

2 Curtiram

Inscrevi-me como sócio mas ainda não consigo aceder a esses tópicos

Olá Tiago, o processo é manual pelo que pode demorar uns dias até teres o devido acesso a todas as restantes categorias.

1 Curtiu

Olá @Tiago_Correia, e bem-vindo ao fórum.

Dada a escassez de informação de Viseu nos sites:

Mais info:

e

Mais info:

não queres contribuir com dados? Ou então dizer-me o que há aí de ciclovias e estacionamento? Eu sou do distrito, estudei na cidade de Viseu, mas como vim para Lisboa há mais de 12 anos, e só vou à cidade de vez em quando, não tenho acompanhado a evolução velocipédica da cidade.

A mensagem também é para o demais pessoal de Viseu.

1 Curtiu

Uns dias é mais ou menos quanto tempo ? É que gostaria mesmo de aceder ao fórum. :sweat_smile:

@antoniopedro, podes ajudar sff?

Ola @Tiago_Correia, ja tens acesso ao forum como associado
Abr

3 Curtiram