Não encontrei nada aqui no fórum sobre o “novo” plano de criação de ciclovias urbanas em Viseu e gostava de saber as opiniões do pessoal daqui.
A cidade de Viseu, apesar de ser uma atração para ciclistas em todo o país devido à ecopista do Dão, não tem neste momento nenhuma ciclovia urbana. Andar de bicicleta em Viseu, aliás, é como ter um desejo de morte - desde as estradas demasiado largas que convidam os motoristas a acelerar mais do que deviam até aos estacionamentos em 2ª fila em todo o lado. Ver a bicicleta como meio de transporte é uma ideia extraterrestre para as pessoas de cá.
Este novo plano pretende criar uma rede de ciclovias de 66km, primeiro na cidade e depois estendendo-se aos subúrbios. As obras para a 1ª fase do projeto, que dizem respeito à zona central da cidade, começaram finalmente há algumas semanas atrás depois de anos de atraso. Podem ver mais informações aqui:
https://www.cm-viseu.pt/index.php/using-joomla/extensions/components/content-component/article-categories/2993-muv-bike
Quanto a mim, que sou de cá, sinto-me um pouco dividido. Por um lado é sempre muito bom ver progressos no que toca à mobilidade urbana e planeamento sustentável, por outro lado vejo coisas nesse plano que não me parecem fazer sentido nenhum: para já, as “pistas comuns”, partilhadas entre carros e bicicletas, que são as mesmas estradas de sempre mas com imagens de bicicletas pintadas no alcatrão. Ou seja, não muda nada e mais de 1/3 do plano da 1ª fase diz respeito a este tipo de vias.
Depois, a maior parte da rede nesta 1ª fase (2,5km) é constituída por vias partilhadas entre peões e bicicletas! Como é que isto é boa ideia, no centro de uma cidade?? Tenho algum receio que isto só contribua para um sentimento anti-bicicletas devido à confusão que vai gerar em algumas vias com mais tráfego de peões. Dá-me a impressão que quem aprovou isto pensa em andar de bicicleta como uma atividade recreativa, de lazer, e não como método de transporte, e que se podem aplicar os mesmos métodos da Ecopista do Dão, uma pista claramente recreativa e rural, num contexto urbano.
Na 2ª fase também tenho algumas reticências visto haver planos para ciclovia num troço com uma inclinação brutal, mas para já ainda não há muitas informações sobre isso. As ligações até aos concelhos suburbanos parece ser a parte mais fácil e exequível do plano, mas se as fases iniciais forem mal feitas duvido que cheguemos lá…