Porto: Nova rede de ciclovias

Certo. Mas o PRR terá regras e objectivos e o “instrumento” europeu dos PRR tb. Se se entende q este empreendimento da CMP não cumpre isso, mais valia então o financiamento ser entregue a outros municípios.

Mas uma questão será q regras e orientações o Governo quis/quer dar ao PRR. E nesse assunto, acho q cabe inteiramente a responsabilidade e acção dos partido na AR. Ou, vamos continuar a fazer coisas contrárias aos objetivos que queremos e inscrevemos em estratégias e planos nacionais, e a desbaratar fundos europeus na mobilidade urbana?

4 Curtiram

Chateia-me a continuada e reiterada justificação de “vias estruturantes” para não reorganizarem as vias como deviam fazer.

Podiam começar a usar novas formas de analisar as ruas, tal como é preconizado pela UE. Os técnicos municipais precisavam de fazer aqui um shift.

20090902_105301_46947_ARTISTS - Final Report.pdf (5.1 MB)

5 Curtiram

Os próprios técnicos da CMP reconhecem no documento que os eixos viários estruturantes deveriam ter ciclovias segregadas. Mas tanto num caso como no outro (Rua do JN; Avenida da Boavista), o decisor político não está disposto a tomar a decisão evidente: sacrificar o espaço dedicado ao automóvel.

7 Curtiram
7 Curtiram

Este mapa de rede ciclável é uma grande mentira. Na minha opinião, é fundamental forçar a CMP a atualizar este mapa de modo a refletir a realidade no terreno. Um exemplo é a chamada “Ciclovia de Constituição”, uso a quase todos os dias, é uma experiência extremamente frustrante. Há outros troços que só existem no mapa, por causa de nao ser mantidos.

1 Curtiu

Se reparar, até um caminho pelo Parque da Cidade está identificado como ciclovia… :man_shrugging:

2 Curtiram

Assim se livram de uma providência cautelar. De passeios ilegais temos agora passeios meramente ridículos. Uma avenida como a Boavista deveria ter passeios de 4-6 mínimo.

Mas tb tenho a sensação que eliminar as bolsas de estacionamento não resolve tudo.

5 Curtiram

Peshoo,

concordando e salientando: vale sempre lembrar que não é uma linha reta, e sim uma linha pontilhada, cheia de cedências de preferência e trechos sem segregação e que a Rua de Costa Cabral consta no mapa como ciclovia, o que é simplesmente absurdo!

4 Curtiram

Obrigado pela notícia, Duarte.

Não deixa de ser uma vitória a celebrar!

2 Curtiram

Informação da CMP sobre o Estudo para a Localização de Novos Cicloparques na Cidade do Porto (26 de Outubro):

"Apesar de o estudo estar conceptualmente concluído, ainda estão em desenvolvimento alguns aspetos do mesmo, como a sua calendarização ou a elaboração dos projetos de implementação, encontrando-se o processo ainda em tramitação.

Assim que concluído todo o processo o Estudo para a Localização de Novos Cicloparques na Cidade do Porto será disponibilizado no site institucional do Município para consulta ao público."

2 Curtiram

O que são cicloparques?

Bicicletários em “U” invertido?

Hangars cobertos?

Parques subterrâneos com um espaço para bicicletas?

Em Lisboa há dos três tipos.

Faz sentido contactar a CMP a solicitar uma colaboração para nós darem as localizações actuais para colocarmos na app “Cidade Ciclável”?

E entretanto, tb faz sentido a comunidade do Porto começar a sugerir localizações no cidade ciclavel.

5 Curtiram

Foram sugeridas algumas, creio que pelo @filipemarques ,pelo menos que me lembre…

1 Curtiu

As respostas que recebo da CMP nunca clarificam o que entendem por “cicloparque”. Mas eu temo que sejam parques de maior dimensão que os “normais” bicicletários.

Pessoalmente, eu preferia uma distribuição alargada destes “normais” bicicletários em U-invertido, do de meia dúzia destes grandes “cicloparques”…

(os serviços da CMP já conhecem a app Cidade Ciclável; julgo que várias pessoas - incluindo eu - a mencionam quando fazem participações/pedidos de instalação)

4 Curtiram

2 Curtiram

Parece-me q é o mesmo de q falaste aqui há uns tempos atrás:

Ou não?


Mas, pelo menos à primeira vista, o tal enquadramento teórico parece ser pouco mais do q geométrico, sem ter em conta as diversas necessidades dos utilizadores de bicicleta.

Vão haver estacionamentos protegidos e seguros para longas durações, incluindo durante a noite, fins de semana e mais dias? Para bicicletas mais dispendiosas, como as eléctricas e de carga?

2 Curtiram

Sim, isto é informação adicional sobre o estudo de que falei há dias.

Teremos de aguardar para conhecer a resposta a essas perguntas.

5 Curtiram

Aí estão as “novidades” para 2024:

https://twitter.com/pedro_lourenco/status/1725465077443068412

5 Curtiram

Fomos hoje surpreendidos com esta notícia.

3 Curtiram

Já tinha ouvido falar de projeto de ciclovia na Circunvalação que havia ficado na gaveta…
Qualquer proposta para Circunvalação gera marasmo porque entre a IP e os municípios se vão empurrando responsabilidades e atrasando/ difucultando comunicação e soluções…
É lamentável!

3 Curtiram

O trajeto da segunda fase do ‘metrobus’, entre Pinheiro Manso e Praça Cidade do Salvador, contará com uma ciclovia bidirecional paralela ao Parque da Cidade, na Avenida da Boavista.

“Esta ciclovia tem 2,3 metros de largura e situa-se lateralmente ao canal BRT. A separação entre a ciclovia e o canal BRT será materializada através de um lancil de remate com 20 centímetros de largura e oito milímetros de altura, e a separação entre a ciclovia e a faixa de rodagem será materializada através de um lancil de remate com 50 centímetros de largura e oito milímetro de altura”, detalha o projeto.

3 Curtiram