Porto: Nova rede de ciclovias

Que coisa criativa é esta?

https://forum.mubi.pt/uploads/default/original/2X/1/13c1f36fb3f94612c7ba4a94bc2b85ba06f8f2ee.jpeg

3 Curtiram

Não menosprezes a capacidade dos portuenses de inventar soluções originais :nerd_face:

2 Curtiram

Partilho todas as reticências quanto às soluções instaladas (nomeadamente quanto à sua “diversidade” :slight_smile: ), mas acho que nos devemos focar no essencial: demos um passo gigantesco.
Para quem aqui não é do Porto e possa não conhecer bem a realidade no terreno, todos tenham noção que aqui estávamos na estaca z-e-r-o! Sim, porque como é óbvio não vou considerar ciclovias de lazer, na marginal (que é certo já existem há anos) como parte de uma rede de mobilidade urbana.
E termos ciclovias (vá, trechos de ciclovia) em contexto urbano, é toda a uma nova experiência. Ver pessoas a andar nas ruas, quase surpreendidas com tamanha dádiva, ver pais a ensinar os filhos a moverem-se na cidade… damn!, que pedrada no charco! :’)
É tempo de aproveitar, usar, usar usar, trazer pessoas, e paralelamente tentar corrigir e acrescentar.

6 Curtiram

No vídeo que postei há pouco da “ciclovia” da Ponte Móvel de Leixões tem uma igualzinha, sem nenhum aviso para o motorista que o ciclista à sua frente irá reduzir a velocidade para fazer uma curva fechada de 90º…

[]s

Não sei o que aconteceu mas os pilaretes do Largo do Carvalhido foram todos arrancados. Também já vi uns em mau estado e ainda nem uma semana passou. Vou averiguar.

3 Curtiram

Bem disse que não ia tardar a haver reações negativas… Mas espero que não seja nada de mais.

Exato, também reparei nisso… Agora as pessoas voltaram a atirar os carros para tudo o que é sítio no Largo do Carvalhido :roll_eyes:

Vi agora mesmo numa noticia do site do Porto, relativa às patrulhas policias em bicicleta. Será desta que começam a multar as ilegalidades que por ali se passam?

3 Curtiram

[]s

2 Curtiram

É “desagradável”, diz ele. :man_shrugging:t2:

8 Curtiram

:smiley: fantástico.
Nós temos que ser muito mais agressivos na fiscalização, e tem que ser a doer. Senão nunca vai acabar este clima de impunidade.

2 Curtiram

Podem multar as vezes que quiserem. Pilaretes são sempre muito mais eficazes para prevenir o estacionamento abusivo.

3 Curtiram

Passei hoje pelo Largo de Carvalhido e continua sem pilaretes. Como vinha a descer, não tive problemas. Mas a faixa oposta estava ocupada pelos automóveis que não conseguiam seguir por onde deviam por causa dos estacionamentos “são só 5 minutos” do costume.

A ciclovia da Constituição também já tem pilaretes até à Rua do Zambeze (tive de ir ao Google Maps). Claro que já havia estacionamento abusivo nas entradas de garagens e em frente às paragens de autocarro.

Lado positivo: esta faixa é duas vezes mais larga do que a parte entre o Marquês e a Antero de Quental. Com cuidado, até dá para duas bicicletas a par.

6 Curtiram

O troço da ciclovia da Av Boavista entre o Parque da Cidade e o cruzamento com Antunes Guimarães já está feito.
Faltarão alguns acabamentos como limpeza de via, por ex., mas já se pode usá-la.

6 Curtiram

E estão a continuar para cima?

1 Curtiu

Não me parece, mantém se tudo igual no resto.

O que notei foi que parecia haver alguma alteração do piso daquela rua lateral, acima de A. Guimarães, por onde supostamente seguirá a ciclovia até à Av. do Bessa, no novo PDM.
Mas como estava longe, pode ter sido só ilusão de ótica ou, sendo real, até pode nem ter nada a ver com um novo percurso por aí.

2 Curtiram

Não me recordo se foi neste tópico, mas há algumas semanas alguém deu a ideia de criar um mapa com as ciclovias existentes e as ciclovias criadas durante a pandemia, semelhante ao do El País.

Fiz um semelhante, um pouco à pressa. A azul, as ciclovias existentes até à pandemia. A verde, as ciclovias criadas nos últimos meses. Claro que incluem sharrows e faixas BUS.

Avisem-me se tiver escapado algo, por favor.

8 Curtiram

Acho que só faz sentido para fins jornalísticos e noticiosos. Ao nível da prática o que se quer é um mapa com todas as existentes, e até já há uma coisa do género.

1 Curtiu

Jornalisticos e noticiosos sim, mas também acompanhamento do trabalho feito pela Câmara nesta sua “senda de mobilidade 2020”.
Parece-me interessante ter a informação da rede neste formato azuis&verdes.
Até porque há muita coisa a “coser” no porto. No ciclovias.pt vê-se bem isso, as ciclovias no Porto ainda são uma manta de retalhos e alinhamentos descontínuos, e que nós quereremos fazer pressão para fechar.
Houve muito aquela postura “ah não, aqui vai atrapalhar, deixa ficar como está.”, que passo-a-passo, no futuro e com tempo, com certeza tentaremos resolver.

3 Curtiram

Qualquer dia tudo é privilégio, inclusivé o direito à vida.

Já foi assim … na idade média !