ok, é igual à que conheço 
Neste doc, parece que ira haver uma ciclovia na circunvalação, ou pelo menos a seguir o caminho da mesma. O mesmo não estava previsto no plano inicial exposto pela CMP, certo?
Se assim for, fico contente, não só por achar preponderante este eixo principalmente para viagens entre municípios (diga-se, Matosinhos->Porto, por exemplo), mas também por usar bastante nas minhas deslocações.
Também reparei nisso. Estará inserido na qualificação da Circunvalação que se falava em 2017?
Não me acredito. Esse projeto é inter-municipal, e este documento refere-se ao plano de ação da CMP. Provavelmente seria do modo pop-up como tem vindo a ser feito.
Pois. Estou muito curioso sobre o que vai ser feito. Não ficava surpreendido se fossem apenas uns sharrows 
Existem fundos do poder central para execução de ligações entre municípios. Pode ser que seja desta…
Impressão minha ou estao a planear fazer a ciclovia ao lado dos lugares de estacionamento, por dentro da faixa de rodagem automóvel? Péssimo, se assim for.
Mas o percurso é mesmo esse. Tenho dúvidas na zona do Carvalhido, mas penso que é isso.
Projeto parou. Acho que ficou bloqueado pela falta de verba da IP que é quem gere a estrada da circunvalaçao.
Mas previa uma ciclovia no centro da estrada.
“IP” e “falta de verba” são expressões incompatíveis durante esta década 
Sim, agora vem dinheiro para muita coisa, mas, na altura, o projeto ficou bloqueado alegadamente por a IP contribuir com uma verba ridícula para a obra.
Já agora, esse percurso da circunvalaçao parece-me suprpreendente. Se virmos o mapa do início deste tópico, não se previa nada para ali. Só se a bazuca da UE alterou algo…
Comparando este mapa de discussão pública com o mapa de apresentação da rede ciclável, reparo em alguns detalhes que não correspondem.
- A tal novidade da Circunvalação;
- A ciclovia da Av. Boavista é “desviada” para Fonte da Moura e Avenida do Bessa. No entanto, a ciclovia que seguiria toda a avenida até à Rotunda da Boavista desaparece;
- Há uma nova ligação do Marquês à Ponte do Infante por Santa Catarina-Dr. Alves da Veiga-D. João IV. Aqui, conseguiram cometer a proeza de incluir um troço num dos quarteirões com maior declive da cidade, na Rua da Firmeza. Entretanto, a ciclovia da Santos Pousada desapareceu.
Ou sofreram pressões comerciais para fazer estas alterações ou não têm qualquer interesse em encarar este projecto a sério (ou ambas).
Seja como for, entre ciclovias bidirecionais que deviam ser unidirecionais e “zonas 30” sem lombas e com sharrows encostadas à direita, já ficamos com uma ideia do conceito “rede ciclável” para esta Câmara.
Gostava de abrir um parênteses sobre este ponto em específico:
Que mal há em ciclovias bidirecionais? Bicicletas não são carros para ter que dar a volta no quarteirão…
s
Ruas de sentido único excepto para bicicletas são frequentes em Paris.

Talvez não me tenha exprimido bem. As ciclovias bidirecionais são importantes em ruas de sentido único. Aliás, no Porto, mais do que criar ciclovias, o essencial seria criar faixas de contrafluxo.
Estou a falar das ciclovias bidirecionais em ruas de dois sentidos, onde faria mais sentido que fossem unidirecionais. Ou seja, pegando no exemplo da Rua Gonçalo Sampaio, julgo que este modelo faz muito mais sentido:

Essa “invenção” via Rua Dr Alves da Veiga e Firmeza é em paralelo
e mais uma versão do “mete-os aí algures atrás, onde não atrapalhem”.
É curioso que as pessoas não conseguem ver canais ciciáveis com uma requalificação/valorização do espaço público nessas vias.
Eu ainda não percebi muito bem como é suposto acontecer a travessia na Ponte do Infante.
No passeio não quero crer, será naquela “autoestrada” ?! 
Comentários?
Segundo o plano do PDM, viria até um pouco acima da Antunes Guimarães, até esta ligação para norte. Vou ver se passo lá.
(vista nascente-poente, sentido quem desce a avenida)
Diga se que andar por Santos Pousada até ao cruzamento com o jardim Paulo Vallada tb não seria pêra doce - não só é em paralelo tb, como está cheia de irregularidades, só de btt se aconselharia ir por ali.
Mas subir a R Firmeza é muito bom. Vai ser um sucesso…!
Julgo que a ideia será, depois, permitir que as bicicletas sigam pela faixa bus central desde o cruzamento com A. Guimarães até ao McDonalds.
A partir daí até à rotunda, pago pra ver o que vão fazer… ou então não farão nada pq supostamente já existem duas ciclovias laterais “muito bem pensadas” até lá.
Mas a Santos Pousada é a melhor alternativa para criar esse corredor norte-sul: faz uma ligação directa entre Campo 24 de Agosto/Poveiros a Costa Cabral; o declive é muito suave, principalmente quando comparado com as paralelas D. João IV e Fernão de Magalhães; as irregularidades do piso seriam resolvidas com asfalto; e nem causaria muito transtorno ao trânsito, já que uma das faixas está constantemente ocupada com estacionamento em segunda fila.