Trotinetes elétricas em alternativa aos veículos tradicionais

Pois geram transtornos, mas parece que de repente, a população acordou para os transtornos sobre o passeio. Não estou a falar objetivamente de ti, mas parece que nunca ninguém se lembrou dos transtornos nos passeios, desde que surgiram as trotinetas. Estranho! É não ver o elefante na sala:

1 Curtiu

Não compares um sistema docked com um sistema dockless. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens. O ideal até é o híbrido ou o semi-dockless.

E quanto custa uma viagem de uber versus uma viagem de gira? É que ir todos os dias para o trabalho de uber,pelo menos 2 viagens por dia,deve dar uma boa quantia.

E as giras sao 100% financiadas pelo estado? Ou parte pela custo do estacionamento dos carros da emel?

A sábado, 22/06/2019, 21:44, Aónio Eliphis via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Os 23 milhões que o @Aonio_Lourenco refere são só o custo do investimento, gestão e manutenção. Não incluem as receitas dos utilizadores, ele nem sequer sabe se a GIRA dá lucro.

1 Curtiu

Não estou a falar da uber carro? Estou a falar da uber bicicletas?

https://jump.com/

Se queres ver o que é sugar dinheiro aos contribuintes, olha para o caso de Águeda:

Certo, tens razão! Tens dados sobre as receitas da gira, para saber o valor do lucro/prejuízo? Em qualquer caso é um investimento público cujo dinheiro tem de vir dos contribuintes, o que seria desnecessário considerando que há já vários privados a operar nesse sector (da mobilidade verde).

Não tenho.

Sabiam que o tempo de vida médio de uma trotinete é entre 1 a 4 meses?

Selon leurs calculs, elles seraient utilisée seulement 28 jours (environ 227km) avant d’être mises hors service.

Claro que não há nada zero emissões, até quando estás a dormir estás a emitir CO2.

Mas quando comparas os dados,

Bicicletas incluídas.

Acho que estamos a entrar num domínio demasiado “puxado”. Duvido que sejam piores que comboios ou autocarros, quando analisamos per capita-km

Considerando duas deslocações diárias(durante a semana)de cerca de 20 minutos cada uma, os custos mensais seriam os seguintes:

  • Gira: 10€

  • Jump: 120€

Ou seja a Jump é 12 vezes mais cara.

1 Curtiu

Será que quem se desloca em meio urbano de trotinete ou bicicleta regularmente, o faz maioritariamente em trotinetes ou bicicletas partilhadas ou próprias?
Acho que é como comparar o transporte individual em veículo automóvel com viatura própria ou taxi/uber. Que utiliza taxi/uber deve fazê-o esporadicamente, não diariamente, pois quem planeia usar diariamente compra um carro, não?
Como quem pretende utilizar diariamente uma bicicleta ou trotinete, compra uma, não?
É que eu continuo a achar os preços destes modos suaves (vá, tirando a Gira), são ridiculamente caros, tal como os táxis, que devo ter utilizado umas 4 ou 5 vezes na vida… E ao falarem do impacto ambiental das trotinetes (idem para as bicicletas) falam de tempo de vida de 1 ou 2 meses, porque se estragam rapidamente.
Ora eu, proprietária de uma trotinete, estimo-a, e pretendo que ela dure bastante, já lá vão 8 meses…
Quanto às trotinetes partilhadas, bem como as bicicletas partilhadas (excepto as Gira), não vejo grande futuro como transporte diário para pessoas que fazem o percurso casa/trabalho/casa. Se estes modos suaves forem vantajosos, imagino que as pessoas comprem uma bicicleta (ou trotinete), ficando as partilhadas para utilizações eventuais, ou de turistas. Estarei muito errada? Já existe alguma “sondagem” ou estatística do tipo de utilizador das bicicletas/trotinetes partilhadas?
Aqui só há as bicicletas partilhadas do IPL, apenas para alunos e funcionários do IPL. Não dão para a restante população.

2 Curtiram

Concordo excepto numa questão. Algumas pessoas, poderão achar que a bicicleta será uma boa opção, mas não têm lugar para a guardar, e investir numa bicicleta para deixar num poste à noite, faça chuva faça sol, preferem usar as partilhadas.

1 Curtiu

Concordo, mas eu diria que essa situação não será a mais comum.

Eu venho de bicicleta própria para o escritório, onde tenho estacionamento seguro, mas se tenho que ir a um cliente no centro de Lisboa, vou de Gira, ou Jump, caso não haja disponibilidade de Gira.

1 Curtiu

Não tive tempo de ler, mas parece ser interessante. Também fala de bike sharing.