Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

Li um artigo que infelizmente não encontro em que a obrigatoriedade do uso do capacete se traduziu numa diminuição acentuada dos traumas na cabeça e uma redução de 4 a 5% das crianças a pedalar.

Salvar um conjunto de vidas não será mais importante?

1 Curtiu

João, lê o tratado lá em cimda do @MarioJAlves
Das quatro alíneas que ele evoca apenas abordas a primeira, a alínea A)

E sim tens razão, o capacete, em caso de uma queda com a cabeça, diminui o risco de traumatismo craniano. Tens toda a razão!

Defendes por conseguinte a obrigatoriedade do uso de capacete para todos os automobilistas e passageiros de automóvel considerando que o traumatismo craniano é a causa principal de morte dentro de um automóvel? Responde-me por favor: Sim ou Não.

4 Curtiram

edit: resposta para o Joao.

É óbvio que não! Esta é a resposta, politicamente incorrecta, mas mais correcta que eu lhe posso dar. Numa população com dimensões consideráveis, salvar um número muito reduzido de vidas não deve vir a troco de qualquer preço.

Eu já lhe disse. Se obrigássemos as pessoas a usar capacetes para descer escadas, teríamos salvo a vida de alguém. Vale isso?
Se obrigarmos os peões a usar capacetes, salvaríamos a vida de muita gente. Vale isso?

Todavia, existem formas, provavelmente até mais eficazes, de tornarmos o acto de andar de bicicleta mais seguro.

João, se quer usar capacete, se se sente mais confortável a usá-lo, se se sente mais seguro a usá-lo, use-o! Mas, por amor de Deus, não venha fazer spam de artigos nem tentar impingir aos outros a sua escolha. Que não tem nada de errado, mas não precisamos que ataque a nossa.

2 Curtiram

Se realmente achas q salvar vidas (sim, no plural) é mais importante, pq insistes em citar coisas q não concluem objectivamente q a obrigatoriedade do uso do capacete nas deslocações quotidianas de bicicleta salva vidas?

Pq te limitas a dizer q salva vidas a quem bate de cabeça, sem ter em conta q pode contribuir para o aumento de mortes de peões e por doenças originadas pelo sedentarismo?

Pq insistes em focar a atenção no capacete, quando, como algumas das coisas q citaste dizem, há outras razões muito mais relevantes para as consequências graves da sinistralidade?

2 Curtiram

Existe apenas uma proposta para pensar nisso. Ou seja, ainda nem sequer se sabe se se vai pensar no assunto. E, se sim, em que situações. Por exemplo, em Espanha é obrigatório fora das localidades. Daí a estar-se a ponderar tornar obrigatório o capacete, vai um grande passo! :wink:

1 Curtiu

Apenas?
Vais-me dizer q não há imensas coisas para a ANSR abordar e estudar q contribuam para a redução do perigo rodoviário dos utilizadores de bicicleta do q estudar a obrigatoriedade do uso do capacete?

1 Curtiu

A eventual redução da utilização da bicicleta pode ser combatida com campanhas de sensibilização.

Os danos causados pelo não uso do capacete podem ser irreversíveis ou mortais…

Tão simples quanto isso.

Por falar em sensibilização

http://thesafetyvillage.com/pages/cycle-safety.html

Eu estava apenas a referir-me à suposta obrigatoriedade a ponderar de uso do capacete! O capacete é o menor dos nossos males, no que diz respeito à segurança dos velocípedes!

3 Curtiram

A MUBI tem aqui uma excelente ocasião de ganhar pontos e influencia

Seria uma pena se a desperdiçasse…

Bicycle helmets are one of the most critical pieces of safety equipment in modern sports. The helmet is synonymous with bicycling and has been extensively tested and standardized by different health and safety organizations. The link between crash injury prevention and helmets is strong, and there’s no excuse not to wear one.
Sponsored link

Oh pá, estamos a falar de utilização da bicicleta como modo quotidiano de transporte. Não estamos a falar de BMX!!!
São coisas totalmente diferentes. Os gajos do rally e F1 andam de capacete, e os condutores normais não andam!

Ou não percebeste absolutamente nada do assunto, ou já só estás a debitar artigos por debitar :confused:

7 Curtiram

O João quis vir pregar para esta freguesia na esperança de ter a concordância que não teve no Facebook.

@Freire, se acha que os seus argumentos são fortes, comece um movimento. Força nisso e boa sorte. Daqui não leva adeptos.

4 Curtiram

O tratado é este: Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar? - #19 por MarioJAlves
Lê tudo.

E não chegaste a responder à questão do Aonio:

5 Curtiram

O capacete não reduz o risco de traumatismo craniano (causado pelo movimento do cérebro dentro da caixa craniana). Pode reduzir o risco de fractura do crânio e escoriações, se correctamente utilizado.

5 Curtiram

Que eu saiba na MUBI trata-se de ciclistas, não se trata de condutores ou de peões pelo que é nisso que me foco…

Deduzo que já procurou entretanto obter formação para evitar ter colisões deste género? É que o capacete não evita estas colisões, saber como conduzir melhor, sim.

10 Curtiram

A senhora atravessou a ciclovia como se fosse uma estrada normal sem abrandar pelo que o embate foi inevitável.

E que eu saiba não sou o primeiro nem serei o último a acontecer o mesmo

Cycling Injuries Treated in Emergency Departments

2 Curtiram

Numa entrada de garagem, ou num dos cruzamentos? Qual era a sinalização semafórica no momento?
O dever de prudência aplica-se também aos condutores de bicicleta, e a formação em condução de bicicleta ajudaria a reduzir o risco de ter essa colisão, algo que deveria ter precedência aos dispositivos de protecção passiva, depois de não ter evitado a colisão.

4 Curtiram

Mas a formação em condução de bicicleta ajuda a ganhar tempo para estas situações e esperar coisas que são inesperadas, e nesse caso teria evitado a colisão.

4 Curtiram