15 membros da core

Mas isto é apenas um inquérito para tentar indagar porque as pessoas não participam mais, deviamo-nos focar nesse ponto, e sem restrições! Além disso o resultado do inquérito não é vinculativo. Concordo em reformular as perguntas, mas parece-me que o seu âmbito é adequado!

Não tenho problema em perguntar o que se achar relevante. Mas o que me parece é as 4 perguntas que acrescentaram diferem das que sugeri porque parece ser uma sondagem de uma determinada “solução” - não são perguntas neutras, estão a sondar uma opinião que vocês os dois acreditam como sendo positiva. Pessoalmente acho que o inquérito não devia ir por aí. Parece-me que são mais sugestões que perguntas - mais adequadas para as vossas caixas de comentários.

1 Curtiu

Desculpa @MarioJAlves não percebo o que pretendes…

Não fui eu mas percebo. No fundo uma tabela só com os actuais membros da core. Primeira coluna nome e depois métricas de participação (número de msg, número de tópicos, likes, etc.) desde o início do fórum.

Esta tabela tem todas as métricas de todos os membros do fórum:
http://forum.mubi.pt/users?period=all

Mas só queremos a tabela acima com os membros da core:
http://forum.mubi.pt/groups/core/members

1 Curtiu

Não estou seguro que fique legível, segunda tentativa ordenada pelos “Likes”

3 Curtiram

não podes ordená-la em função dos valores da última coluna?

Está Feito

2 Curtiram

Excelente.

Podes partilhar em Google sheet aqui?

Por acaso diria que deve ficar por ordem alfabética para tornar a lista o mais neutra possível. Mas as opiniões podem variar.

Mas deixa que eu posso depois editar o sheet para algo mais amigável.

1 Curtiu

Estive a ver com atenção e depois da última limpeza confirmo que para mim a situação não é preocupante ou prioritária.

Mas tb pensei numa coisa é importante que as métricas se reportem à categoria “core” e não ao fórum em geral e isso acho que é difícil conseguir.

Acho que isto é um não-problema.

Para mim o importante era termos uma altura do ano em que fazíamos uma listagem e perguntávamos às pessoas menos participativas porque não participam mais, se querem integrar outros GTs e o que alterariam na core para melhorar a participação. Além disso, fazer ver que se os sócios da core não participam a MUBi pára.

2 Curtiram

eu não quero expremer muito esta temática, porque também não acho prioritária.

Acho apenas, que se temos tanto zelo em que as coisas não sejam de leitura pública na sócios, confesso que pessoalmente, não me sinto muito à vontade em partilhar certas coisas na core, pois há pessoas que além de não conhecer, simplesmente não participam, mas podem ler tudo.

Mas acho que solução do @tiagosantos é muito boa e surge no seguimento do denominado inquérito. Perguntamos a todos os que têm baixa participação, porque não participam mais e se querem sair da core.

Foi exatamente a minha proposta em dois pontos acima.

Quem quer ficar avançar com consensualisar o questionário, as missivas respectivas e sumário de conclusões?

Aqui vai.
Por ordem alfabética :smile:
Métricas da Core

Como disse, concordo que reformules as perguntas para um prisma mais neutro, mas o seu âmbito é relevante!

Sugiro então (ignorando os GT) estas

  1. Concorda com a obtenção de consenso como forma de decisão dentro da MUBi core?

  2. No caso da não existência de consenso, deve-se manter o status quo, ou poder-se-á estabelecer uma votação?

Como já expliquei a decisão por consenso, com a possibilidade última de votação, faz parte do regulamento interno:

Artigo 5.º

Não existe voto de qualidade ou poder de veto da parte de qualquer membro da Direcção. A Direcção adopta como princípio a deliberação por consenso alargado, sem recurso a votação. Nos casos em que o consenso não seja possível, deverá existir votação com maioria de 2/3 dos votos expressos.

Sugiro que abras um tópico para a revisão do Regulamento Interno. Diria mesmo que uma vez consensualisadas as alterações elas deverão ser aprovadas em AG. Estas a mexer no DNA da MUBi - não é impossível, mas não será fácil.

As tua primeira questão parece uma tentativa de “votação” sobre o princípio de não se recorrer a votação. :slight_smile: Acho que precisa de uma discussão mais alargado noutro âmbito, nomeadamente com a proposta de um mecanismo de decisão alternativo.

A segunda questão já está contemplada no actual regulamento interno.

2 Curtiram

Mais uma vez concordo com tudo o que dizes! Mas não percebo como tal se incompatibiliza com uma pergunta de um inquérito não vinculativo! Caso aches que levante muito celeuma, por mim retira-se.

Concordo com o Mário. Esta questão merece ser ponderada e discutida aqui e em AG. Mas a alterarar a forma de trabalho de MUBi, que se perceba que se está a alterar a MUBi.

De facto não se trata de celeuma. Acho mesmo muito importante discutir estas questões de gorvernança. Até está um tópico sobre o assunto aberto.

Acho é que fazer uma “sondagem” se o método de consenso é bom ou não, acaba por ser uma pergunta “opinião” … obviamente tu (ou quem a faz) tem dúvidas se é um método eficaz e quer saber se os outros tb pensam o mesmo. Se tens dúvidas sobre o método e quiseres propor outro acho que é um tópico interessante a abrir - até seria produtivo propores nova redacção para o artigo 5º.

Diria que é um assunto que até podes pessoalmente abordar nos teus comentários ao inquérito (os comentários abertos servem para isso).

Faço a mesma observação em relação às duas perguntas do @tiagosantos

No entanto ao pensar nas vossas 4 perguntas acho que levantam um ponto válido. Todas as perguntas até agora focam questões operacionais e não de melhoria de governança da MUBi e da core.

Por isso proponho incluir uma pergunta final aberta:

De que forma achas que a govenança da MUBi pode melhorar:

E ai o Tiago podia responder por exemplo: 1 - Mais autonomia aos grupos de trabalho e pedir mais pontos de situação relativamente a atividades futuras e necessidades. 2 - um pequeno resumo de boas práticas de como devemos participar na MUBi, no fórum e nos grupos de trabalho

(numa nota pessoal acho que os GT sempre foram totalmente autónomos. Talvez seja bom explicares porque achas que não são.)

E tu (João) algo como: o sistema de consenso é demasiado demorado e gera paralisia. Para melhorar a governança da MUBi, proponho que se chegue a decisões da seguinte forma: …

2 Curtiram

parece-me bem!

o sistema de consenso é demasiado demorado e gera paralisia. Para melhorar a governança da MUBi, proponho que se chegue a decisões da seguinte forma:

  1. apenas consenso
  2. consenso, e quando este não existe, votação por 2/3
  3. consenso, e quando este não existe, votação por maioria
  4. criar minigrupos administrativos, para cada tarefa, grupos esses autónomos nas decisões, sendo essas decisões relacionadas apenas com as tarefas em causa e que não colidam com os princípios da MUBi.