Inscrição na MUBi através do fórum

Não percebo exactamente o que poderá significar o que propões…

Noto que um dos problemas do google docs é que permitem muitos erros… por exemplo nomes de concelhos com grafias diferentes, por exemplo a freguesia “Lisboa” (que não existe) é a mais frequente, etc.

Por mim tudo bem, podes avançar mas só se houver vantagens para que seja assim…

Acho que o método de actualização automática do google docs em google sheets tem vantagens … em vez de exportações graduais com concatenação posterior. Mas quem sabe se assim poderá haver uma limpeza mais cuidadosa antes de juntar os registos na folha de calculo final.

ok, feito!

a partir de agora quem se inscrever no fórum tem de fornecer exatamente os mesmos dados que são pedidos aqui:

Adicionei esta frase ao cabeçalho:

Apesar do fórum ser público, apenas os sócios da MUBi podem participar no fórum. A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi.

1 Curtiu

As minhas dúvidas continuam por esclarecer.

Não sei se a ideia de que quem se inscreve no fórum tb se inscreve na MUBi é boa - de facto acho que devia ser ao contrário.

A decisão se o fórum devia ao não ser público não é um facto consumado - é uma alteração fundamental do fórum anterior (mailing list) e nunca isso foi considerado um problema.

E finalmente, João continuas a falar com a massa associativa e a decidir coisas sem ter a preocupação de consensualizar.

Calma, meu!

3 Curtiram

João, acho boa proposta mas temos de compreender melhor o que envolve (do ponto de vista do novo sócio que se inscreve usando o form do discourse e do ponto de vista da gestão de novos sócios).

Sei que a nossa resposta é lenta (eu, por exemplo, só abri este tópico agora pela primeira vez), mas é um assunto importante, logo devemos assegurar uma boa base de consenso antes de o pormos em prática.

Hoje reparei nesta frase no topo do fórum e confesso que me assustei um pouco pois pareceu-me uma decisão forte mas que me tinha passado despercebida:

“A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi”

Quando eu tiver tempo, posso também ajudar nesta discussão.
Mas para já tenho várias questões. Talvez tu, @joaopferreira, saibas já responder a agumas:

  • Quão claro/fácil de usar é o formulário de inscrição como sócio via-fórum (quando comparado com o da google)? Fica realmente claro a quem se tenta inscrever no fórum que, ao preencher determinados campos, está a expressar também um pedido de inscrição como sócio?
  • A alguém que já se tenha inscrito no fórum, mas sem ter preenchido os campos para inscrição como sócio, como pode fazer caso queira no futuro tornar-se sócio? Dá para re-preencher o formulário?
  • Do ponto de vista da gestão:
    – Como se tem acesso à informação dos novos sócios que se inscreveram através do fórum? Quem tem acesso a essa lista? Dá para gerir permissões de forma fácil (para que apenas os responsáveis pelas inscrições de sócios as tenham em cada momento)?
    – Os sócios tÊm um nº de associado. Havendo 2 formas de inscrição (google e fórum), como atribuiremos os nº de associado de forma unívoca?
    – Mantém-se ambas as formas de incrição? Ou fecha-se o formulário no google e redireciona-se todas as inscrições para este formulário do discourse?
    – Quando alguém se inscreve no fórum e preenche os campos de novo sócio, como é feita a promoção desse utilizador a “sócio” dentro do fórum? Exige intervenção manual? Se sim, em que consiste?
    – É possível automatizar uma mensagem de boas vindas aos novos sócios que se inscrevem via fórum? (Isso é algo que peca no formulário da google, logo seria um extra interessante.)

Desculpa a extensão das perguntas acima, mas acho que há aqui muita coisa a perceber antes de concretizarmos isto.
Isto pedia um grupinho de trabalho para fazer algumas experiências, discutir alternativas e no fim fazer uma proposta bem documentada para o resto da malta discutir.
Eu posso ajudar a partir de 5a feira.

Abraço
joao

Olá @jpbarreto

Obrigado pelas perguntas e pelo interesse mas realmente eu tenho de avançar em certas decisões devido à inação do debate. Em qualquer caso realço que abri o tópico a 18 de junho, há cerca de mês e meio e os comentários até então não levantaram constrangimentos de maior.

Pelos testes que fiz pouco se altera. Experimenta sair do fórum e tentar registar-te!

A lista de membros do fórum pode ser exportada para um ficheiro excel, tal como anteriormente.
Os admin. do fórum têm acesso às listas. As permissões geram-se em função dos grupos a que cada membro pertence, e é muito fácil atribuir grupos a cada membro.

Diria que os membros antigos têm o número antigo da folha de excel, os novos terão de ter outra numeração. Não sei como o número era atribuído, mas se for por ordem de inscrição, fazer a numeração para os novos no fórum, diria ser tarefa fácil.

Não quis tomar obviamente essa decisão forte sem consulta dos outros, mas sugeria que se fechasse a inscrição pelos formulários do google para evitar as questões que evocas.

isso pode ser configurável (creio mas tenho de pesquisar melhor) para ser automático

tenho quase a certeza que os novos membros recebem um mail com a faq
FAQ - Fórum da MUBi texto que é configurável

Não tem de quê, bom seria se todos demonstrassem o teu interesse :slight_smile:

se o processo for análogo e o formulário muito semelhante, a inscrição no fórum, havendo um formulário de inscrição paralelo no Google, é uma duplicação de inscrições. Com o fórum a inscrição na MUBi é única. Make it simple.

São coisas independentes. Ninguém nos impede mais tarde de fechar algumas categorias do fórum.

O tópico foi iniciado há mês e meio e dos que se pronunciaram, ninguém se opôs.

Confesso que nunca percebi (e já vão 4 anos de MUBi), quando é que o consenso é atingido. Talvez nos faltasse um martelo como nos tribunais, que define de forma inequívoca quando uma decisão está tomada, mas como não temos juiz… :slight_smile:

Precisamos de clarificar de forma inequívoca esta temática da tomada de decisões por consenço.

2 Curtiram

Eu movi uma mensagem para um tópico existente: Metodologias de trabalho para o alcance do consenso

Agora o assunto em discussão aqui e o João Barreto já colocou perguntas muito pertinentes.

Continuo com dúvidas que uma inscrição num fórum (um mero instrumento de comunicação) signifique que obrigatoriamente a pessoa se torne sócia da MUBi (um compromisso, mesmo que mínimo, um compromisso cívico de participar numa associação). O lógico é ser o contrário a vontade de ser sócio da MUBi dá o direito de ter acesso a um fórum de discussão entre sócios.

O meu comentário sobre a questão de que o fórum não tem necessariamente que ser público refere-se, não à operacionalização da inscrição e base de dados, mas a frase que decidiste (tb por iniciativa própria) adicionar no fórum “Apesar do fórum ser público, apenas os sócios da MUBi podem participar no fórum. A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi.” Tudo decisões da tua cabeça. São obviamente reversíveis, mas peço-te mais calma. Se tivesses dito aqui ou noutro local: tenciono colocar este frase “blala babal…” no cabeçalho do fórum, o que é que vcs acham? Não atrasaria quase nada o processo, a frase podia ficar muito melhor e principalmente não te estarias agora a sujeitar a pedir para que sejas mais calmo. Tudo isto e a tomada de decisão por consenso já foi muitas vezes conversada internamente. Isso não quer dizer que hajam áreas cinzentas e de difícil decisão (eu por exemplo decidi responder a dois emails hoje sem dar conhecimento à “core”), mas na dúvida e a comunicar com 700 pessoas, pergunta primeiro!

uma nota, o pedido de autorização da frase seria algo para durar pelo menos uma semana. Em nome de uma utopia, a MUBi não avança. O consenso é bom para principios gerais, linhas orientadoras. Exigir consenso para tarefas executivas é tão contra-producente, principalmente quando não há participação ativa.

Podemos naturalmente debater a frase, qual a frase que se adequa melhor. A frase é editável.

Se as coisas estiverem claras, como tentei fazer com a frase, acho que é possível estebelecer esse compromisso, até porque os dados são exatamente os mesmos.

Noutro tópico debatemos se o fórum deve ser público ou privado.

Lamento como novato, mas:
Não percebo como pode uma unica pessoa, mesmo sendo um veterano como o JPF tomar uma decisão tão estrutural como fazer equivaler a inscrição no Forum com a de Sócio.
Eu por exemplo acho que são coisas bem diferentes, basicamente pelas razões de compromisso que o MA apontou.

Estou de férias só com o smartphone não consigo participar com muito detalhe mas a mexer-se em formulários devia-se aproveitar para desdobrar a morada nomeadamente isolando os campos do codigo postal e tornando-os obrigatórios para depois não se andar a ter que fazer o criativo trabalho de completar bases de dados escusadamente… :slight_smile:

A situação é reversível, mas pelo menos após mês e meio de criação do tópico a marinar, o debate veio a lume.

Vamos a ele! Quais são as tuas dúvidas @ruifmartins?

A questão surgiu e era bastante premente, como sabem, porque existiam cada vez mais pessoas a inscrever-se no fórum sem serem sócios da MUBi. Fazer a verificação um a um de cada novo membro do fórum era tarefa quase impossível e bastante trabalhosa e que mais tarde ou mais cedo seria descontinuada por falta de voluntários.

Por outro lado, o @MarioJAlves tem referido e bem, que com a extinção da lista não há vantagens em se ser sócio (a questão se o fórum para os sócios deve ser totalmente público, parcialmente público ou totalmente privado é outro debate, quase totalmente independente deste). Por isso propus, como podem ver pelo tópico inicial, que a inscrição no fórum, substituísse o formulário do Google para a inscrição de sócio, permitindo assim atribuir um direito de participação de forma automática e muito fácil de gerir considerando o único direito que agora um sócio MUBi tem: participar no fórum.

Em paralelo a lista dos membros do fórum, associado a cada grupo, é muito fácil de gerir, pois pode ser exportada para Excel (CSV).

Tenho dificuldade em comprender as questões de “vantagens” ou “direitos” associados à pertença à MUBI… que me parece ser um caso de militância civica e não uma mútua de apoio recíproco.
Outra coisa bem diferente são as dificuldades de gestão de dois niveis de participação - simples foreiros e socios - ou três se admitirmos participação sem registo.
Aqui tenho algum pudor em me pronunciar porque no fundo é tomar posição em cima do trabalho de alguém. …
Mas não é viavel por exemplo uma inscrição única com uma “flag” em que o inscrito opta pelo nivel de envolvimento que pretende com exportação posterior para duas bases de dados? (de socios e de “foreiros”)
PS: estou a participar em condições precárias em termos de net

1 Curtiu

Eu movi 5 mensagens para um tópico existente: Gestão dos sócios entre o formulário do google (site) e o fórum, e eventuais conflitos

eh pah… está uma confusão agora não permite entrar usando o google e leva o utilizador a mesma página de registo que já devia ter desaparecido!

Terás de atualizar o navegador: CTRL+SHIFT+R
eu consigo entrar através do Google

Eu movi 4 mensagens para um novo tópico: Gestão dos sócios entre o formulário do google (site) e o fórum, e eventuais conflitos

Decidiu não se proceder à inscrição do sócio através do fórum. Tópico resolvido!

1 Curtiu