Cruzamentos Semaforizados vs Rotundas

Sempre conheci a Abreu Lopes como a principal e Dom Dinis como a mais antiga :stuck_out_tongue:

Sabendo da execução do troço final da ciclovia da Calçada de Carriche, qual seria para vocês o melhor traçado para uma ciclovia a ligar essa de Lisboa, desde o Sr. Roubado até Odivelas?

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Há uns tempos, ainda antes de terem havido as obras na Rua de Angola, eu e o @pauloj_rosa tínhamos conjecturado, qqr coisa assim, não para o lado do Senhor Roubado mas para o lado oposto no Olival Basto:

Há um mapa que ele desenhou em colaboração comigo sobre umas ideias de percursos cicláveis Odivelas / Loures e que está em https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1sMan_QWcMu4WD3hFIWGtKL_Wwo5D5q_9

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Entao o local que achavam mais aconselhável para a passagem para Odivelas sobre a CRIL era através do viaduto da Rua do Sr. Roubado?
Nao sera perigoso dadas as velocidades aí praticadas?
Ha um viaduto ciclopedonal que vai dar à feira do silvado. Seria boa opção?

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Não foi o que eu disse. Nós nem sequer tínhamos estudado a hipótese de ligar a Calçade de Carriche ao Sr. Roubado.
E o que dissemos era não através do viaduto, mas por baixo dele, a passar a nascente da Mercearia Coelho Pereira, e por dentro da baía do Teatro da Malaposta.

Penso que fizemos a ligação por esse lado em vez do outro porque o objectivo seria atingir o centro de Odivelas. E como pelo lado da Rua de Angola há vantagens em relação à Alameda Nossa Sra. Cabo

  1. É mais plana.
  2. Evita ter de dar a volta à rotunda esquisita do Sr. Roubado, que é perigosa
  3. É menos perigosa. Eu sei por experiência própria.
  4. Tínhamos (eu, pelo menos) em mente uma continuação de ciclovia até onde cruza à Rua da Guiné. Fiz um desenho que está numa foto em

5.´Sendo Odivelas uma área com evidente maior n. de habitantes e densidade populacional que a Rua do Sr. Roubado, e aliado ao facto de nós os dois morarmos para os lados da primeira, é natural que nem nos tenha passado pela cabeça a segunda.

Resumindo, por todas as razões anteriores, não foi por nós equacionada a hipótese da ligação ser feita a Oeste da Rotunda do Sr. Roubado.

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Reparei agora que tem lá uma linha azul que eu não tinha visto e não discuti isto com o @pauloj_rosa na altura, talvez ele a tenha acrescentado depois. A cor é muito aparentada ao fundo da imagem e por isso não a vi.

Agora percebo a referência ao viaduto da Rua do Sr. Roubado. Mas como de onde começa ainda tem uma interrupção grande até à Calçada de Carriche, não responde à sua questão.

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@Sergio_Loureiro, só para notar que o teu dom de misturar temas e divergir dos tópicos continua em altas! Estás lá! :slight_smile:

Nota de moderação: Criei este tópico a partir do tópico dos podcasts com as respostas sobre rotundas.

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Hoje estive a olhar com mais atenção para o assunto. O tal viaduto que fala, é pedonal, já foi experimentado por mim de bicicleta, está mapeado por mim em

e lá descrito:

Passagem pedonal aérea sobre a CRIL / IC17
0.3 km
Estreita, cheia de cotovelos a 90 graus e muito pouco prática.

Não me parece que estar a “escalar montanhas” para uma passsagem pedonal aérea com as características que eu descrevi para fazer 300 metros seja um percurso adequado para fazer rotineiramente de bicicleta. Já para não falar que quando lá passei, pareceu-me bastante mal frequentado.

Sabendo eu que o planeado vai até onde cruza a Rua Combatentes de 9 de Abril: Rede ciclável

e parece que quer ter como objectivo atingir a Ecopista do Rio da Costa, eu até queria ter uma alternativa melhor, mas não vejo nenhuma que seja mais prática à N8 / Alameda Senhora do Cabo.

Troço entre a 9 de Abril e Rotunda do Sr. Roubado
Alternativa 1:
Eliminar a baía de espera do autocarro, que passa a esperar pelos peões na via do trânsito e construir (a amarelo) uma ilha estreita de espera para os passageiros do autocarro:

Alternativa 2:
Construír a ciclovia em cima do passeio, o que obriga à deslocação de algum mobiliário urbano, como postes eléctricos, semáforos, etc, incluindo encolher os dois lanços de escadas que se vêem na imagem para dentro:

Rotunda do Sr. Roubado
No segmento onde está o padrão, a ciclovia sobe o passeio
Nos dois sentidos da Rua do Sr. Roubado, passa a ser ciclopassagem onde a ciclovia, intersecta. E talvez também devesse permitir a passagem de peões. Se se vir que é adequado, colocar semáforos.
Colocar pilaretes onde actualmente é a separação entre faixas da rotunda e as raias do separador central.

Início da N8

Onde é a raia, colocar pilaretes e fazer uma ciclovia e um passeio. E será prolongado retirando a faixa dos carros de virar à direita para o Metro. O par ciclovia será interrompido por uma ciclopassagem +passadeira onde está o rectângulo azul. Fico na dúvida se alguma vez houve a necessidade absoluta deste ramal de acesso existir, pois dá para fazer por via da rotunda.

Trecho entre os acessos à CRIL

Ambos os acessos remodelados de maneira a ficarem numa orientação mais horizontal, de maneira a que as passadeiras possam ficar numa orientação mais vertical; o que eu assinalei a azul na imagem.
O par ciclovia+passeio será instalado na margem onde actualmente é terra

Fim da Alameda S do Cabo
Racionalização do espaço: o espaço que está à direita ocupado com estacionamento poderá ser aproveitado para faixa de rodagem, o que permite deslocar o separador central para a direita e aproveitar melhor o espaço do lado esquerdo para ciclovia.
Aí na imagem as linhas verdes são os limites do par de faixas no sentido Sul => Norte na nova versão.

@pauloj_rosa @Nankov @Nuno @Jose_Quinteiro e não sei se me esqueci de mais alguém: concordam com a minha proposta da mensagem anterior?

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Também ouvi esse episódio sobre as rotundas. Apenas veio confirmar o que já sabia. A semaforização é um mal que não beneficia ninguém. Só se justifica em casos muito específicos. Mesmo num cruzamento (ou rotunda) já com semáforos, cujo volume de tráfego realmente os justifique, só deveriam estar a funcionar em horas de ponta, passando a intermitente no restante tempo. Rotundas ou cruzamentos sem semáforos e com medidas de acalmia de tráfego são soluções mais baratas e melhores para a generalidade das intersecções.

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As rotundas são preferíveis, mas nem sempre há espaço para uma rotunda.

Está a ser feita uma rotunda muito parecida com esta no Parque das Nações :slight_smile:

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Ola Sergio,
A ideia da tua proposta parece me bem.

A sexta, 2 de abr de 2021, 16:02, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

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Eu por acaso não sinto grande perigo a subir a Augusto Abreu Lopes de bicicleta mecânica, exactamente por causa dos semáforos, pois graças a eles os carros são obrigados a andar devagar e até a pararem.

Mas costuma estar abaixo da D. Dinis e da Guilherme Gomes Fernandes na minha lista de preferências para eu não ter de andar a “escalar montanhas”.

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Penso que sim @Sergio_Loureiro, e deverá haver uma separação clara entre a ciclovia e passeio pedonal pois a ciclovia estará no lado com mais pessoas andar entre o metro e a entrada de Odivelas.
Além disso, que hajam pilares ou muros de betão para não permitir estacionamentos abusivos na ciclovia / passeio pedonal, que já se verifica um pouco por todo o lado em Odivelas

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Só sinto segurança do centro de saúde para cima.
O estacionamento lateral dessa avenida, desde a rotunda da caixa geral até cá acima é um perigo, basta um carro descair quando estivermos a passar e…

Complicar não é o melhor
No início do traçado a vermelho até podes ter sinalização luminosa mas depois ficas com outro problema … Atravessar a rua e conjugar com sinalização já existente aliado á restrição de falta de espaço.
Resumindo qual é o ganho?
A meu ver o traçado a amarelo na imagem parece-me a opção lógica de 2 formas …

  1. Se pretendes continuar a circular em estrada (Póvoa de Santo Adrião/Odivelas) onde não existem alterações.
  2. Acesso na primeira rua no lado direito de forma a evitar a maioria do trânsito pelo interior do Olival Basto em direcção a rotunda no sentido quinta da várzea…
    No início começas logo com barreiras urbanas e fraca visibilidade que te impedem o acesso em segurança mas se fosse aproveitado o espaço do passeio como utilização mista desde a passadeira e sendo facultativo com a ¹° não se perdia nada.
    Pessoalmente não tenho grandes espectativas para esse trajeto e se pretender circular por aí uso o que já existe dentro da segurança que me possa oferecer.

Não comento o resto do trajecto embora já o tenha feito (fim de semana) temo que a minha memória encontre desatualizada da realidade

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O “já existente” é uma bela trampa. As passadeiras antes da rotunda do Senhor Roubado são um perigo para os peões. Quando as atravesso a pé, estou sempre na ideia que lá um carro me vai passar a ferro; quando as cruzo de carro, fico com medo de matar alguém. Os semáforos para os carros aparecem de repente, depois de passarem por baixo do viaduto, e poderão ser invisíveis para condutores que passem lá de dia e não conheçam o sítio. Portanto recuá-las para mais longe da rotunda, não seria má ideia, e conjugá-las com uma ciclo-passadeira a ela encostada.

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