Fórum MUBi - que estrutura?

Epa, concordo inteiramente com a linha essa linha de pensamento do Jeff Atwood.

A mim também me faz confusão chegar a um fórum e ver logo imensas categorias e sub-categorias. Parece que estamos na loja do cidadão das laranjeiras. Um gajo só quer renovar o cartão do cidadão, mas nem sabe bem onde ir com tantas opções.

Sou a favor do sistema mais simples possível para começar, com um mínimo de segregação. Afinal de contas é assim que as listas da mubi têm funcionado ao longo destes anos, e ninguém se queixou. Temos:

  • mubi-core (Direcção)
  • mubi-socios (Sócios)
  • grupo A
  • grupo B
  • etc

Porque não replicar o sistema aqui?

Todas essas classificações e subclassificações poderiam ficar para as tags, que oferecem uma abordagem mais flexível.

Exemplo: uma pessoa quer conselhos sobre quais os conhecimentos de mecânica recomendados para fazer uma viagem de bicicleta até ao Algarve. Qual a categoria? Cicloturismo? Mecânica de bicicletas? É sempre discutível.

Por mim ia tudo para uma categoria “Sócios”.

Se mais tarde concluirmos que faz sentido criar ccategorias mais específicas, nada nos impede de avançar para essas novas categorias.

2 Curtiram

Olá,

Como já tinha dito é sempre uma opção ficar tudo ao molho e confiar nas “etiquetas”.

Mas também já fui mais fan da folksonomy absolutamente pura baseando a organização só em etiquetas. Neste momento recuei um pouco e inclino-me mais para um sistema misto, mas só muito ligeiramente categórico.

Aliás se repararem o gmail fez exactamente o mesmo recuo. Quando foi lançado era o “hype” do “tagging” e a crise profunda da categorização. E assim foi “tudo ao molho” durante anos sem grande crise. Recentemente criou 3 categorias - com possibilidades do utilizador acrescentar até 4 ou 5. Eu uso as 3: Primary, Promotions, Social. E devo dizer que retirar coisas do “primary” foi para mim e muita gente um alívio!

Por isso continuo a perceber e a advogar “tagging” com as vantagens óbvias que todos conhecemos… mas continuo a achar que o mínimo de categorias iniciais ajuda muito a reduzir o barulho, a estruturar o fórum e principalmente a perceber “what the heck is actually being discussed here already”.

Sobre os problemas referidos pelo @paulovieira: Sim, haverá sempre problemas de categorização. Mas serão sempre uma percentagem pequena e sempre resolvidos numa segunda linha pelas etiquetas. No fundo a pergunta antes de categorizar é: Qual o assunto principal? Diria que 90% dos tópicos terão um assunto principal mas mesmo que não tenham escolhe-se um e usa-se etiquetas para os outros assuntos.

Concordo com o @ricardocruz em colocar as infraestruturas na “Mobilidade Sustentável” para além de ajudar a contextualizar (só faz sentido falar de infras se elas tiverem bem enquadradas), reduz o número de Categorias.

Concordo também que não haja “Apresentações”.

Concordo também que não haja (compras e vendas). Só pensei que seria um chamariz. Mas traz vários problemas que não acho interessantes.

Balanço em relação a Roubos. Mas pode ficar na secção da bicicleta.

E cada vez estou mais convencido que é útil uma secção mais relax e bagunceira tipo “café central” onde ponde participar sócios e não-sócios.

E sim @antoniopedro já me tinha interrogado sobre o mesmo - era a forma mais simples de visualizar as categorias.

1 Curtiu

verdade, mas where it is?!
ja andei no forum discourse e nao encontro referencias, será que caiu simplesmente ou era a vista de categorias que agora aparece tb em lista…nao sei

Pois…

Fui espreitar no mais criativo e movimentado fórum discourse que conheço e nada:

Mas reparem que há categorias (poucas como eu acho que deve ser). Que há uma que permite a bagunça e flexibilidade (Dizzy).

Lembrem-se tb que para os sócios não irão ver algumas das categorias.

Em vez do tópico “about” (confunde-me como funciona. Depois de consensualizado o tópico “about” apagamos tudo e alteramos a primeira msg?) como se faz para colocar aquela frase a cinzento a descrever a categoria, por exemplo:

Wrath
Politics, religion, and cycling

Penso que seja isto:

http://forum.paulovieira.net/t/layout-da-homepage-do-forum/79

1 Curtiu

Caros

apanhei agora apenas o debate!

Como ficamos? Após a leitura de todos, também concordo que poucas categorias é melhor, do que algo muito ramificado, até porque a pesquisa livre por palavras estará sempre operacional, como nós já de certa forma fazemos nas nossas contas de mail

Não querendo pessoalizar, acho apenas que deveria haver uma categoria dedicada ao automóvel :slight_smile:

1 Curtiu

Discordo relativamente 'as vendas/compras Ricardo. Acho fundamental existir uma categoria de compras e vendas.

Se este Forum pretende crescer e tornar-se a medio/longo prazo o maior forum de ciclismo em Portugal (com maior foco no ciclismo urbano), tem que ter uma categoria com esse tema compras/vendas que puxa sempre milhares de pessoas.

Isso levara’ a que muitas pessoas venham ca’ registar-se inicialmente so’ para vender/comprar uma bicicleta ou componentes/acessorios, mas depois ao darem uma vista de olhos pelas restantes categorias vai trazer novas enriquecedoras mensagens e alguns novos socios que, caso nao tivessemos uma categoria vendas/compras, essas pessoas nem sequer entrariam no Forum uma primeira vez, porque quando pesquisassem no google “comprar vender bicicleta / cadeado / quadro” etc o Forum MUBI nao aparecia.

O perfil e o historial da MUBi nunca enveredaram pela promoção de compra e venda de bicicletas. Seria estranho que tal acontecesse agora. Tal nunca foi o perfil da mailing list.

Por outro lado, a MUBi não precisa de milhares de sócios. Precisa de sócios motivados, atentos e sensíveis a uma mobilidade consciente e não de utilizadores da bicicleta que querem tirar partido de uma plataforma para vender material. Ou comprar.

Não concordo que haja esta área. Não é a filosofia da MUBi, não temos manpower para a gerir, e mesmo que tivéssemos, continuo a achar que não faz parte dos objetivos da associação nem dos seus estatutos.

Mais opiniões?

1 Curtiu

Apesar de compreender perfeitamente as razões do @MCostaHenriques (eu chamei-lhes chamariz!), devo dizer que tb me inclino mais para não ter (compras e vendas).

Mas atenção a potencialidade do fórum é que é flexível.

Com o tempo categorias podem ser criadas e outras abandonadas.

Só continuo a acreditar que era melhor abrir ao público já com uma tentativa de categorização mínima (não exaustiva e obsessiva). O resto pode ser decidido mais para a frente com o seu uso.

1 Curtiu

Caros, sem querer ser provocador, evoco um poeta, que em tempos escreveu

Caminhante, não há caminho, o caminho faz-se a andar

E que tal avançarmos com alguma coisa e depois vê-se como corre sendo que os tópicos podem ser movidos.
Mário, qual o plano temporal?

abraços

Vou tentar sintetizar:

Há duas correntes neste debate:

1 - Podemos manter fórum não categorizado tal como funciona a actual mailing-list
2 - Deverá haver uma categorização de “gavetões” relativamente grandes.

Em ambas opções a prazo haverá “etiquetas” que ajudarão a classificar tópicos com categorias múltiplas.

Sugiro que uma vez que houve um esforço de diminuir o número de categorias seja o caminho intermédio entre as duas posições.


  • MUBi
    (Artigos relacionados directamente com associação)

  • Mobilidade Sustentável
    (artigos sobre assuntos genéricos sobre mobilidade sustentável, infraestrutura e políticas de cidade em Portugal ou no Estrangeiro)

  • Bicicleta e acessórios
    (Artigos sobre a bicicletas e e acessórios relacionados com a sua utilização)

  • Educação e cultura
    (Artigos genéricos sobre educação e cultura directamente relacionados com a utilização da bicicleta)

  • Cicloturismo
    (Artigos genéricos sobre viagens e cicloturismo)


Não sei bem onde anunciar roubos, mas tb conferências, workshops, passeios urbanos, etc.

Roubos podem ficar na bicicleta.
Workshops sobre mobilidade sustentável pode ficar na "Mobilidade Sustentável"
Passeio Urbanos seria já mais na “Educação e cultura”

Propostas de Página Principal:

  • Fórum MUBi-Sócios
  • Fórum MUBi-core
  • Selo
  • BB
  • SdB
  • BtS
  • Recursos

Abraços,
Mário

3 Curtiram

Boas Mário

Vou pela posição 2) (grande vantagem do fórum em relação à mailing list) e concordo com as tuas categorizações! Parecem-me bem! Isso que referes depois logo se vê em função dos “pedidos”

Para já avancemos

2 Curtiram

Ficamos com a categoria “Meta” e depois renomeada para “Administração e Regras do Fórum” que pode estar dentro ou fora da “MUBi-core”

Em principio foi nela que coloquei os tópicos sobre a estrutura (este), permissões, etc.

Alguém mudou para MUBi-core. Não é grave - desde que se perceba -mas torna essa categoria obsoleta de “Regras e Administração” obsoleta.

Já agora “comunicação” é um grupo de trabalho (como já chegou a existir) ou uma mera categoria da core?

1 Curtiu

Comunicação deve ser categoria core. Quanto a tudo o resto, excelente síntese.

1 Curtiu

Boas Mário

fui eu, mas pode voltar para onde estava

As categorias “regras” por norma nos fóruns dizem respeito a informação
geral a todos os utilizadores sobre as regras internas da organização do
fórum. As deliberações e os debates em princípio devem estar na core.

abraço

João Pimentel Ferreira http://www.joãopimentel.eu

No dia 16 de dezembro de 2014 às 22:45, Ricardo Cruz [email protected]
escreveu:

Pois Okay. Só que a categoria original “meta” e o about não é para aí que leva. Nem mesmo os tópicos criados automaticamente na “meta”.

Um caso típico é o repositório de ficheiro de design.

Parece que a intenção da criação do “meta” é mais para administradores.

Para utilizadores assim à primeira diria que se não conseguirmos reunir as regra em duas ou três no “about” do fórum MUBi-Sócios estamos perdidos. Admito, mas não tenho a certeza, que os problemas do fórum podem ser tratados em tópico no café central. Aliás a ideia é reduzir as categorias do fórum.

Enviado por safaria em IOS. Perfeito.

ok, esclareido!

abraços

João Pimentel Ferreira http://joãopimentel.eu

No dia 17 de dezembro de 2014 às 15:25, Mario J Alves [email protected]
escreveu:

Desapareceu o “Café Central” do Fórum MUBi Sócios?

Este para mim seria a categoria aberta a quem não fosse sócio da MUBi.

Ya… o tal chamariz.

ok, sorry :slight_smile:

fui eu que retirei, porque não constava nas categorias que tinham
estabelecido no tópico “Fórum - que estrutura?”

vou readicionar

João Pimentel Ferreira http://joãopimentel.eu

1 Curtiu