Inscrição na MUBi através do fórum

Há um problema nas pessoas que estão no fórum, pois começa a haver muitas que não são sócios MUBi. Como referiu o @MarioJAlves isso no futuro pode levantar problemas.

Considerando que para todos os efeitos ser sócio MUBi implica uma inscrição num formulário Google, porque não usar uma possibilidade das últimas versões do Discourse, que permite adicionar campos (eventualmente obrigatórios) no ato da inscrição, transferindo a inscrição de sócio MUBi para o fórum?

3 Curtiram

Não sei se percebo todas as implicações do que foi dito acima.

Lembro só que a haver mexidas em formulários, seria bom parar um pouquinho a pensar como devem ser desdobrados os campos e quais as obrigatoriedades.
(para ver nomeadamente se se resolve a falta de uniformização das moradas)

Neste momento qualquer pessoa pode participar no fórum, mas para ser sócio MUBi também basta preencher um formulário. Basta transpor esse formulário para o fórum, com todos os campos opcionais e obrigatórios. O fórum também permite depois exportar os dados numa folha de Excel. Em acréscimo em lado nenhum está escrito que os sócios da MUBi devem-se inscrever através de uma formulário Google. Se as coisas estiverem claras e explícitas no ato da inscrição do fórum, porque não?i

2 Curtiram

Apesar de não estar a ver bem como, parece-me uma boa ideia.

Mas por exemplo não sei se o formulário discourse é ainda mais simples que o do google doc. E se isso terá implicações futuras. Não sei se o formulário discourse pode guardar os dados na mesma folha de calculo o se temos depois de as juntar manualmente.

Diria que se tiveres tempo para avançar e não tenho nada contra.

Mas tenho mais receio de coisas como: alguém se inscrever e nunca obter qq resposta nossa… e isso não é um problema informático… é o facto de que a tarefa pode estar com falta de mão de obra.

Por exemplo @volans2000 disse-me ontem que já se tentou inscrever como BB e nunca recebeu resposta… isso tem acontecido a outras pessoas!

queria tratar disso mas parece que já está resolvido

caro Luís @volans2000 (já deves conseguir ler esta mensagem), também disseste que tinhas uma amiga que queria ser BB, diz para ela se inscrever no fórum, e adiciono-a ao grupo de trabalho dos BB.

ok, fá-lo-ei

Como ficamos pessoal?

Não percebo exactamente o que poderá significar o que propões…

Noto que um dos problemas do google docs é que permitem muitos erros… por exemplo nomes de concelhos com grafias diferentes, por exemplo a freguesia “Lisboa” (que não existe) é a mais frequente, etc.

Por mim tudo bem, podes avançar mas só se houver vantagens para que seja assim…

Acho que o método de actualização automática do google docs em google sheets tem vantagens … em vez de exportações graduais com concatenação posterior. Mas quem sabe se assim poderá haver uma limpeza mais cuidadosa antes de juntar os registos na folha de calculo final.

ok, feito!

a partir de agora quem se inscrever no fórum tem de fornecer exatamente os mesmos dados que são pedidos aqui:

Adicionei esta frase ao cabeçalho:

Apesar do fórum ser público, apenas os sócios da MUBi podem participar no fórum. A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi.

1 Curtiu

As minhas dúvidas continuam por esclarecer.

Não sei se a ideia de que quem se inscreve no fórum tb se inscreve na MUBi é boa - de facto acho que devia ser ao contrário.

A decisão se o fórum devia ao não ser público não é um facto consumado - é uma alteração fundamental do fórum anterior (mailing list) e nunca isso foi considerado um problema.

E finalmente, João continuas a falar com a massa associativa e a decidir coisas sem ter a preocupação de consensualizar.

Calma, meu!

3 Curtiram

João, acho boa proposta mas temos de compreender melhor o que envolve (do ponto de vista do novo sócio que se inscreve usando o form do discourse e do ponto de vista da gestão de novos sócios).

Sei que a nossa resposta é lenta (eu, por exemplo, só abri este tópico agora pela primeira vez), mas é um assunto importante, logo devemos assegurar uma boa base de consenso antes de o pormos em prática.

Hoje reparei nesta frase no topo do fórum e confesso que me assustei um pouco pois pareceu-me uma decisão forte mas que me tinha passado despercebida:

“A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi”

Quando eu tiver tempo, posso também ajudar nesta discussão.
Mas para já tenho várias questões. Talvez tu, @joaopferreira, saibas já responder a agumas:

  • Quão claro/fácil de usar é o formulário de inscrição como sócio via-fórum (quando comparado com o da google)? Fica realmente claro a quem se tenta inscrever no fórum que, ao preencher determinados campos, está a expressar também um pedido de inscrição como sócio?
  • A alguém que já se tenha inscrito no fórum, mas sem ter preenchido os campos para inscrição como sócio, como pode fazer caso queira no futuro tornar-se sócio? Dá para re-preencher o formulário?
  • Do ponto de vista da gestão:
    – Como se tem acesso à informação dos novos sócios que se inscreveram através do fórum? Quem tem acesso a essa lista? Dá para gerir permissões de forma fácil (para que apenas os responsáveis pelas inscrições de sócios as tenham em cada momento)?
    – Os sócios tÊm um nº de associado. Havendo 2 formas de inscrição (google e fórum), como atribuiremos os nº de associado de forma unívoca?
    – Mantém-se ambas as formas de incrição? Ou fecha-se o formulário no google e redireciona-se todas as inscrições para este formulário do discourse?
    – Quando alguém se inscreve no fórum e preenche os campos de novo sócio, como é feita a promoção desse utilizador a “sócio” dentro do fórum? Exige intervenção manual? Se sim, em que consiste?
    – É possível automatizar uma mensagem de boas vindas aos novos sócios que se inscrevem via fórum? (Isso é algo que peca no formulário da google, logo seria um extra interessante.)

Desculpa a extensão das perguntas acima, mas acho que há aqui muita coisa a perceber antes de concretizarmos isto.
Isto pedia um grupinho de trabalho para fazer algumas experiências, discutir alternativas e no fim fazer uma proposta bem documentada para o resto da malta discutir.
Eu posso ajudar a partir de 5a feira.

Abraço
joao

Olá @jpbarreto

Obrigado pelas perguntas e pelo interesse mas realmente eu tenho de avançar em certas decisões devido à inação do debate. Em qualquer caso realço que abri o tópico a 18 de junho, há cerca de mês e meio e os comentários até então não levantaram constrangimentos de maior.

Pelos testes que fiz pouco se altera. Experimenta sair do fórum e tentar registar-te!

A lista de membros do fórum pode ser exportada para um ficheiro excel, tal como anteriormente.
Os admin. do fórum têm acesso às listas. As permissões geram-se em função dos grupos a que cada membro pertence, e é muito fácil atribuir grupos a cada membro.

Diria que os membros antigos têm o número antigo da folha de excel, os novos terão de ter outra numeração. Não sei como o número era atribuído, mas se for por ordem de inscrição, fazer a numeração para os novos no fórum, diria ser tarefa fácil.

Não quis tomar obviamente essa decisão forte sem consulta dos outros, mas sugeria que se fechasse a inscrição pelos formulários do google para evitar as questões que evocas.

isso pode ser configurável (creio mas tenho de pesquisar melhor) para ser automático

tenho quase a certeza que os novos membros recebem um mail com a faq
FAQ - Fórum da MUBi texto que é configurável

Não tem de quê, bom seria se todos demonstrassem o teu interesse :slight_smile:

se o processo for análogo e o formulário muito semelhante, a inscrição no fórum, havendo um formulário de inscrição paralelo no Google, é uma duplicação de inscrições. Com o fórum a inscrição na MUBi é única. Make it simple.

São coisas independentes. Ninguém nos impede mais tarde de fechar algumas categorias do fórum.

O tópico foi iniciado há mês e meio e dos que se pronunciaram, ninguém se opôs.

Confesso que nunca percebi (e já vão 4 anos de MUBi), quando é que o consenso é atingido. Talvez nos faltasse um martelo como nos tribunais, que define de forma inequívoca quando uma decisão está tomada, mas como não temos juiz… :slight_smile:

Precisamos de clarificar de forma inequívoca esta temática da tomada de decisões por consenço.

2 Curtiram

Eu movi uma mensagem para um tópico existente: Metodologias de trabalho para o alcance do consenso

Agora o assunto em discussão aqui e o João Barreto já colocou perguntas muito pertinentes.

Continuo com dúvidas que uma inscrição num fórum (um mero instrumento de comunicação) signifique que obrigatoriamente a pessoa se torne sócia da MUBi (um compromisso, mesmo que mínimo, um compromisso cívico de participar numa associação). O lógico é ser o contrário a vontade de ser sócio da MUBi dá o direito de ter acesso a um fórum de discussão entre sócios.

O meu comentário sobre a questão de que o fórum não tem necessariamente que ser público refere-se, não à operacionalização da inscrição e base de dados, mas a frase que decidiste (tb por iniciativa própria) adicionar no fórum “Apesar do fórum ser público, apenas os sócios da MUBi podem participar no fórum. A inscrição no fórum envolve automaticamente a inscrição como sócio da MUBi.” Tudo decisões da tua cabeça. São obviamente reversíveis, mas peço-te mais calma. Se tivesses dito aqui ou noutro local: tenciono colocar este frase “blala babal…” no cabeçalho do fórum, o que é que vcs acham? Não atrasaria quase nada o processo, a frase podia ficar muito melhor e principalmente não te estarias agora a sujeitar a pedir para que sejas mais calmo. Tudo isto e a tomada de decisão por consenso já foi muitas vezes conversada internamente. Isso não quer dizer que hajam áreas cinzentas e de difícil decisão (eu por exemplo decidi responder a dois emails hoje sem dar conhecimento à “core”), mas na dúvida e a comunicar com 700 pessoas, pergunta primeiro!

uma nota, o pedido de autorização da frase seria algo para durar pelo menos uma semana. Em nome de uma utopia, a MUBi não avança. O consenso é bom para principios gerais, linhas orientadoras. Exigir consenso para tarefas executivas é tão contra-producente, principalmente quando não há participação ativa.

Podemos naturalmente debater a frase, qual a frase que se adequa melhor. A frase é editável.

Se as coisas estiverem claras, como tentei fazer com a frase, acho que é possível estebelecer esse compromisso, até porque os dados são exatamente os mesmos.

Noutro tópico debatemos se o fórum deve ser público ou privado.

Lamento como novato, mas:
Não percebo como pode uma unica pessoa, mesmo sendo um veterano como o JPF tomar uma decisão tão estrutural como fazer equivaler a inscrição no Forum com a de Sócio.
Eu por exemplo acho que são coisas bem diferentes, basicamente pelas razões de compromisso que o MA apontou.

Estou de férias só com o smartphone não consigo participar com muito detalhe mas a mexer-se em formulários devia-se aproveitar para desdobrar a morada nomeadamente isolando os campos do codigo postal e tornando-os obrigatórios para depois não se andar a ter que fazer o criativo trabalho de completar bases de dados escusadamente… :slight_smile:

A situação é reversível, mas pelo menos após mês e meio de criação do tópico a marinar, o debate veio a lume.

Vamos a ele! Quais são as tuas dúvidas @ruifmartins?

A questão surgiu e era bastante premente, como sabem, porque existiam cada vez mais pessoas a inscrever-se no fórum sem serem sócios da MUBi. Fazer a verificação um a um de cada novo membro do fórum era tarefa quase impossível e bastante trabalhosa e que mais tarde ou mais cedo seria descontinuada por falta de voluntários.

Por outro lado, o @MarioJAlves tem referido e bem, que com a extinção da lista não há vantagens em se ser sócio (a questão se o fórum para os sócios deve ser totalmente público, parcialmente público ou totalmente privado é outro debate, quase totalmente independente deste). Por isso propus, como podem ver pelo tópico inicial, que a inscrição no fórum, substituísse o formulário do Google para a inscrição de sócio, permitindo assim atribuir um direito de participação de forma automática e muito fácil de gerir considerando o único direito que agora um sócio MUBi tem: participar no fórum.

Em paralelo a lista dos membros do fórum, associado a cada grupo, é muito fácil de gerir, pois pode ser exportada para Excel (CSV).