Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Nope. Eu sou apenas participante da de Lisboa,quase desde o inicio…

A segunda, 15/07/2019, 13:11, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Parece que em 2016 alguém já tinha tido uma ideia de um escalador de bicicletas na Calçada de Carriche, que prpôs no Orçamento Participativo Lisboa:

OP 2016 - Proposta 183 - Escalador de bicicleta para Calçada de Carriche

Gostaria de vos apresentar uma ideia que podia solucionar um problema de mobilidade periferia-centro. Foram já criadas ciclovias que tentam ligar os concelhos da Amadora e de Oeiras a Lisboa. O grande problema de quem quer chegar à cidade em duas rodas vindo de Odivelas\Loures é o alto nível de declive da Calçada de Carriche. Para subi-la é preciso um esforço absurdo que afasta quase todos os ciclistas dessa ideia. Para que estes cidadãos possam também, durante os dias de semana, fazer uso das ciclovias da cidade propunha que se instalasse um escalador de bicicletas na Calçada de Carriche. Para se ter uma ideia deste tipo de equipamento, deixo estes exemplo implementado na Noruega: http://trampe.no/en/home

Pessoalmente resolvi esse problema não especificamente para a Calçada da carriche… A serra da amoreira é bem mais abusada :roll_eyes:… Chama-se bicleta eléctrica :wink:
Num contexto diário é impossível ser de outra forma com as actuais condições.
Mesmo sendo atleta ao fim de dois meses estás esgotado numa bicicleta regular.

2 Curtiram

O meu principal problema não é o esforço, que mesmo assim também poderá ser um problema.
O problema maior é os carros fazerem da Calçada de Carriche um autódromo. E a partir do último semáforo a descer ainda o fazem mais. Exactamente o trecho onde eu não tenho mais nenhuma alternativa por onde passar de bicicleta!

Já fiz essa parte uma vez de bicicleta e é de loucos…

1 Curtiu

E quem diria que em 2019 veríamos uma carroça de tracção animal puxada por burros na Calçada de Carriche?!

4 posts com a mesma mensagem. Porquê?
Quanto ao conteúdo: Veículo de tracção animal circulou em contramão. Fez errado, situação perigosa, susceptível de provocar um acidente. Contactou a Polícia?
Mas… porquê 4 post’s?

Não são 4 posts. É um único post com links a redireccionar para lá.

E é mais por causa do inesperado da situação de se ver tal tipo de veículos em 2019 na Calçada de Carriche.
Quanto à contra-mão, percebo que aquela carroça não se sentia confortável em vir na via normal por causa da velocidade dos carros. Tem aspecto de via rápida, e não é. Quem conhece o fundo da Calçada de Carriche sabe ao que eu me refiro. Há carros que fazem daquilo um autódromo.

Dividir uma faixa com quem sai do posto de gasolina quando saem à cão adicionando trânsito com visibilidade reduzida em curva e densidade de trânsito … Por vezes nem para quem circula a quatro rodas.
Quem conhece já vai programado para evitar confusão em particular com a circulação constante de pesados que corta imenso a visibilidade. É frequente encostos com pesados além do limite da faixa de circulação… quando acontece alguma coisa é a sério.
Não me surpreende que se tente evitar ao máximo, aqui não existem escapatórias é mesmo hardcore quando tens de escolher entre o muro, o separador e um pesado.

https://maps.app.goo.gl/wxWPbLvJYRswTjjv6

O afunilamento causado pelos separadores à esquerda também não ajuda ao stress de quem pretende esta saída.
É mais perceptível pela vista de satélite e street view.
O limite de velocidade (25km/h para velocípedes e equiparados) no contexto misto de trânsito é contraproducente e um risco quando a normal circulação anda nos 40km/h.

1 Curtiu

@Jose_Quinteiro @pauloj_rosa e demais pessoal do Concelho de Odivelas: Fundarmos um Painel de Cidadãos para o fim de alterar os acessos pedonais e ciclístico entre os Concelhos de Lisboa e Odivelas é uma ideia que vêem com bons olhos?

2 Curtiram

É positivo para identificar e tentar resolver alguns problemas mas não estou a ver… como funciona?

A vocês que viveram sempre em Lisboa: Podem-me explicar uma coisa? Como é que o último prédio da Rua da Quinta das Lavadeiras tem um morro de terra gigantesco encostado? A terra foi para lá ou já lá estava antes? Que no segundo caso soa mesmo a construção ilegal!

https://www.google.com/maps/@38.7840244,-9.1677397,68a,35y,65.44h,75.25t/data=!3m1!1e3!5m1!1e4

Boas, estou de acordo.

A qua, 28/08/2019, 23:36, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

1 Curtiu

@MarioJAlves Existe alguma maneira de podermos influenciar a tendência para fazer as Ciclovias para onde realmente interessa e não um viaduto para um buraco onde ninguém mora?
Obrigado!

https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1124951681019906?comment_id=1222156597966080

Parece-me uma solução errada. Aquela zona já está cheia de Viadutos, não precisa de mais um. Além de que vai dar a um sítio mais longe para ir para Odivelas / Póvoa / Olival Basto; portanto quem vem com destino a Odivelas, vai continuar a fazer o percurso pelas hipóteses que já documentei em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #3 por Sergio_Loureiro

Por consequência, vai continuar a incentivar a mentalidade portuguesa pequenina que “bicicleta é lazer”, muito presente na cabeça de não-utlizadores de biciceta, quando a mensagem a transmitir devia ser: bicicleta serve para casa-trabalho, trabalho-casa, ir às compras, ir a um restaurante almoçar, etc.

O que fazia sentido era desbastar o morro de terra logo à direita das bombas da gasolina da Calçada de Carriche do lado Nascente ao nível das mesmas. Se foi possível fazê-lo para lá porem as bombas, porque não desbastar mais um bocado para que os ciclistas tenham pelo menos uma via em que os ciclistas e peões se sintam seguros ao fazerem a travessia entre o Concelho de Lisboa e o de Odivelas?

E aproveitar para fazer a revisão da Engenharia do tráfego da Rua de Angola do Olival Basto. Aquilo é péssimo para uma bicicleta chegar da Rotunda do Senhor Roubado à Rotunda da BP de Odivelas, mas não há nenhuma alternativa mais segura para um ciclista saír da Calçada de Carriche em direcção a Odivelas! :frowning:

1 Curtiu

Tenho a acrescentar que é horrível andar de bicicleta na Estrada do Desvio — que é o caminho que uso para me desviar da Calçada de Carriche o máximo que posso até lá chegar — devido aos carros que param em segunda fila, seja do lado esquerdo ou do lado direito!
Já me aconteceu por pouco não ter um acidente grave lá, quando quis sinalizar a manobra que ia contornar uma carrinha do lado direito que me estava a impedir o caminho e um carro vinha acelerado atrás na faixa da esquerda!

1 Curtiu

Estado actual da ponte ciclo-pedonal da Calçada de Carriche — ou melhor, Autódromo de Corridas de Fórmula 1 de Carriche:

2 Curtiram

Estas obras estão bem projetada para as bicicletas e peões? Ou é mais um projeto de encher os olhos e depois descobre-se que vai haver mais obras de retificação/correção da via?
Espero me enganar!
Abraço

2 Curtiram

Deixei a minha opinião expressa na página Facebook do Medina! Está transcrita em:

Ainda não percebi que problema querem resolver ao fazer a ponte ir para o lado do Golf do Lumiar, um deserto onde não mora ninguém, mas enfim … prioridades!

1 Curtiu