Antes de mais, bem-vindo ao fórum @Zhora
Junta-te a nós em Painel de Cidadãos ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas numa conversa que já vai longa.
Todos sabemos que as ligações entre os concelhos de Lisboa e Odivelas, em termos de ciclabilidade, são muito sofríveis, para não utilizar termos bem piores.
Eu já fiz algumas vezes Expo - Odivelas Sul, quando trabalhava na na Expo, e o trajecto que me parecia mais razoável era pela Avenida do Brasil (tinha mais de que uma opção até chegar aqui; e na altura a ciclovia da Marechal Gomes da Costa ainda nem sequer existia), Linhas de Torres, Lumiar, Estrada do Desvio, Calçada de Carriche (o maior cancro deste percurso, devido aos carros acelerados).
Não fazia no sentido oposto, pois as minhas bicicletas não são eléctricas, e se o o fizesse ia chegar todo suado ao trabalho.
Penso que mesmo que se fosse uma eléctrica, ia chegar todo suado na mesma.
O que eu fazia na ida era um bicicleta + metro amarelo Odivelas => Saldanha => metro Vermelho Saldanha => Oriente; o que também era o que eu fazia na volta a maior parte das vezes, fazer o percurso todo de bicicleta Expo => Odivelas era a opção mais rara.
Andei a fazer reconhecimento de vários caminhos no sentido Expo => Odivelas, para ver qual o mais razoável para pedalar, como por exemplo:
- Via Apelação / EN250 — fiz reconhecimento só de carro, muitas curvas e sem bermas, e com alguma subida
- Via Unhos e bairro do Espinhal — fiz reconhecimento só de carro do percurso Google Maps — semelhante ao anterior mas com menos subida, apesar de ainda ter alguma subida significativa
- Via Rua 20 de Abril — Descer descida íngreme
- Via a recente Estrada dos Cucos —
Odivelas Cidade Europeia do Desporto - #211 por Sergio_Loureiro
Odivelas Cidade Europeia do Desporto - #216 por Sergio_Loureiro
Odivelas Cidade Europeia do Desporto - #239 por Sergio_Loureiro
— também é descida íngreme, apesar de não tanto com o anterior, sendo que há noite os dois são medonhos.
Estas duas últimas opções eu passava pelas ruas da zona histórica de Sacavém, que são uma grande confusão, até chegar ao Lidl, seguia para Camarate, e depois Estrada Militar
Nenhuma destas alternativas conseguiu superar o caminho que era hábito eu fazer.