Ciclo-faixa : Av. Fontes Pereira de Melo - Lisboa

Também já vi uns quantos em sentido contrário na Fontes Pereira de Melo. E as motas é o prato do dia… usam as ciclovias e os passeios para estacionar nos passeios e nos Sheffield para bikes. =/

1 Curtiu

Estacionar nos u’s ainda nem é tao grave. GRAVE É OS VER A CIRCULAR NA CICLOVIA EXCLUSIVA PARA VELOCIPEDES. A monguice é uma doença cronica por ca. Educar o tanas é multa para cima. Chamas a atençao ainda respondem mal!!!

Ainda a semana passada mandei este email para a CML:

Exmos senhores,

Escrevo a perguntar se os estacionamentos para motociclos criados na Rua do Viriato, em Picoas, são para ser usados por veículos automóveis enquanto os motociclos continuam a estacionar nos passeios e nos suportes em U dedicados a velocípedes.

Esta situação que envio na foto em anexo é recorrente. Não será boa ideia demarcar claramente através de sinalização vertical e horizontal estes estacionamentos e fiscalizar através da Polícia Municipal o estacionamento abusivo nestas situações?

Faz-me pouco sentido os lugares terem sido criados e não haver informação nem fiscalização. Quem acaba por pagar são os peões que vêem os passeios invadidos por motociclos e os utilizadores de velocípedes que vêem os estacionamentos que lhe foram dedicados também ocupados.

Cumprimentos

2 Curtiram

Tipo isto?

1 Curtiu

Nem tudo é mau. Há mais meios de locomoção com estes pisos lisos…

2 Curtiram

Sendo que no gancho à direita de quem desce do Saldanha e vira para o Sheraton um skater não foi mesmo agora abalroado por um carro pq conseguiu perceber a manobra do carro e passou a tempo, tinha verde para os peões e deveria estar intermitente para o transito motorizado. Foi por um triz… :frowning:

Ainda agora vim toda a FPM atrás de um skater com fones… daí não ouvir a minha campainha :stuck_out_tongue:
Se isto já é perigoso a ouvir os carros…

Entretanto, começaram a marcar as anunciadas vias partilhadas.
Primeira bike box da cidade?

Não esperava que fossem começar a marcar estas zonas partilhadas em ruas com 2 faixas. Vamos ver como ficam mas pelo menos pareceu me bem :slight_smile:

9 Curtiram

Segundo o CE, peões em skates, patins e equipamentos similares devem fazer-se mover pelas ciclovias. Mas julgo serem considerados peões na mesma pelo que… não sei até que ponto é proibido usarem dois fones como nós somos. Não é preciso dizer que é perigoso, claro.

Fico muito surpreendido com a implementação dessas bike box’s!!! Não pensei que fossemos já dar um salto tão grande…
Mas tenho dúvidas. Qual o artigo que confere força legal às bike box’s? Isto é, até que ponto um carro ou uma mota pode ser autuado se parar nela?

Seja como for, achava mais imperativo preencherem com cor as passagens para ciclistas ou colocarem sinalização vertical para os automobilistas a alertarem-nos para a sua presença…

2 Curtiram

wow 1 bike box em lisboa, grande pinta.

claro que o ZeM tem razão, mas acho que depois disto a pintura das ciclovias deve estar para breve

1 Curtiu

Duas vias, e não duas faixas.

Tinha dado muito jeito essa bike box ontem quando fUi a Lisboa e arranquei num vermelho para verde exactamente ali a cruzar Picoas. Tive um imbecil a apitar-me e a grulhir pela janela de um carro, qq coisa como “depois admiraste se levares uma pancada”, acho que ficou filmado tenho de ver, a ver se faço denúncia á PSP.

1 Curtiu

O fundamento dele era por teres passado um pouco antes do verde cair ou por parares à frente dos carros? :confused: Que gente idiota…

Eu estava este os carros, pois não consegui ficar à frente de nenhum dado estarem quase em cima da passadeira, e quando arranquei os carros arrancaram rápido e não consegui nem ir para um lado nem para outro… Estavam cheios de pressa para ir para a fila seguinte.

Pois… já me aconteceu o mesmo n vezes. Por acaso nunca levei com nenhum comentário infeliz desses. Aos poucos isto vai mudando :slight_smile:

1 Curtiu

Já agora o piso da bike box pareceu ser semelhante àquele piso vermelho áspero que por vezes se põe antes das passadeiras para aumentar o atrito, tem aspecto de ser algo que vá durar e não daquela tinta que daqui a 1 semana já foi.

2 Curtiram

Uma bike box na António Serpa? Wow!! :open_mouth:

Gosto do placard a vermelho que se vê na imagem… só podia vir de quem vem. Não há forma de se exigir que aquele lixo visual seja retirado dali? Uma avenida toda remodelada e depois aquele mamarracho…

a publicidade politica nao tem obdecer nem respeitar regras … nem bom senso…

Estamos no bom caminho. É excelente ter estas caixas!
Concordo que as cores e a sinalização no pavimento" para automobilista ver" seja importante. No entanto, penso que é importante não parecerem os utilizadores das bicicletas sempre insatisfeitos com tudo o que é feito. No outro dia no Público vinha uma entrevista de um associado da MUBI. Infelizmente, na minha perspectiva o jornal decidiu pôr a tónica nas ciclovias mal projetadas em vez de sublinhar o que disse o Ricardo sobre o extraordinário que é ver o que se está a fazer e não existia, bem como a quantidade de pessoas a pedalar nas novas infraestruturas.

É uma boa pergunta a do enquadramento legal das bike boxes. Também não sei.

@Ivan por outro lado é bom mostrar que eles fizeram mesmo o mínimo dos mínimos para uma cidade desenvolvida (excepto esta bikebox, de facto podia ser mais pequenina que não destoava, p.ex. da largura da ciclo faixa da ftes p. melo

Sem dúvida Pedro. Penso é que o jornal Público destacou o negativo e não o positivo. A adesão das pessoas está a ser boa, parece-me, daquilo que vejo todos os dias e esse é que devia ser o grande título até para trazer mais pessoas a pedalar. O Público ao colocar em grande destaque os defeitos não ajuda muito. Devia falar nisso tudo em que estamos de acordo mas no corpo do artigo.

1 Curtiu

desde quando é que dizer bem de algo vende ou dá cliques?

comparem lá a quantidade de “noticias” que sao feitas a falar mal das obras do que aquelas que falam bem do resultado

3 Curtiram