Hoje estive a olhar com mais atenção para o assunto. O tal viaduto que fala, é pedonal, já foi experimentado por mim de bicicleta, está mapeado por mim em
e lá descrito:
Passagem pedonal aérea sobre a CRIL / IC17
0.3 km
Estreita, cheia de cotovelos a 90 graus e muito pouco prática.
Não me parece que estar a “escalar montanhas” para uma passsagem pedonal aérea com as características que eu descrevi para fazer 300 metros seja um percurso adequado para fazer rotineiramente de bicicleta. Já para não falar que quando lá passei, pareceu-me bastante mal frequentado.
Sabendo eu que o planeado vai até onde cruza a Rua Combatentes de 9 de Abril: Rede ciclável
e parece que quer ter como objectivo atingir a Ecopista do Rio da Costa, eu até queria ter uma alternativa melhor, mas não vejo nenhuma que seja mais prática à N8 / Alameda Senhora do Cabo.
Troço entre a 9 de Abril e Rotunda do Sr. Roubado
Alternativa 1:
Eliminar a baía de espera do autocarro, que passa a esperar pelos peões na via do trânsito e construir (a amarelo) uma ilha estreita de espera para os passageiros do autocarro:
Alternativa 2:
Construír a ciclovia em cima do passeio, o que obriga à deslocação de algum mobiliário urbano, como postes eléctricos, semáforos, etc, incluindo encolher os dois lanços de escadas que se vêem na imagem para dentro:
Rotunda do Sr. Roubado
No segmento onde está o padrão, a ciclovia sobe o passeio
Nos dois sentidos da Rua do Sr. Roubado, passa a ser ciclopassagem onde a ciclovia, intersecta. E talvez também devesse permitir a passagem de peões. Se se vir que é adequado, colocar semáforos.
Colocar pilaretes onde actualmente é a separação entre faixas da rotunda e as raias do separador central.
Início da N8
Onde é a raia, colocar pilaretes e fazer uma ciclovia e um passeio. E será prolongado retirando a faixa dos carros de virar à direita para o Metro. O par ciclovia será interrompido por uma ciclopassagem +passadeira onde está o rectângulo azul. Fico na dúvida se alguma vez houve a necessidade absoluta deste ramal de acesso existir, pois dá para fazer por via da rotunda.
Trecho entre os acessos à CRIL
Ambos os acessos remodelados de maneira a ficarem numa orientação mais horizontal, de maneira a que as passadeiras possam ficar numa orientação mais vertical; o que eu assinalei a azul na imagem.
O par ciclovia+passeio será instalado na margem onde actualmente é terra
Fim da Alameda S do Cabo
Racionalização do espaço: o espaço que está à direita ocupado com estacionamento poderá ser aproveitado para faixa de rodagem, o que permite deslocar o separador central para a direita e aproveitar melhor o espaço do lado esquerdo para ciclovia.
Aí na imagem as linhas verdes são os limites do par de faixas no sentido Sul => Norte na nova versão.